Crónica de Alexandre Honrado – Companheiro, aqui estou!

Alkexandre Honrado

BannerVermelho 300x250

Companheiro, aqui estou!
Por Alexandre Honrado

 

Gosto desta palavra: companheiro.

Fazer companhia é uma arte subtil, é preciso saber como fazê-lo, isto é, parcimoniosamente, sem atropelos, sem dar demasiado ou sonegar em demasia, respeitando. Dar sem esperar receber, ou receber inesperadamente uma dádiva que, inconscientemente, era o que mais precisávamos. (Uma golfada de afeto para o coração funcionar a plenos pulmões? Ou esta é uma frase suficientemente confusa para saltar por cima?).

Há companheiras e companheiros para a vida e repare-se que não falo apenas de seres humanos, incluo na lista animais e algumas imaterialidades, como as que, pertença do imaginário, da ficção, da crença acabam por ficar connosco, inseparáveis, e às quais recorremos em momentos de evocação ou necessidade.

Neste âmbito vasto dos companheiros imateriais, há que contemplar a força da companhia espiritual e religiosa que alguns encontram em ídolos, ícones, deuses e ideias.

Precisamos de companhia – de companheiros. Essa é a verdade. E ficamos por vezes surpreendidos com dádivas e generosidade de desconhecidos que fazem um parêntesis nas suas vidas, por vezes tão carentes, ou mais, do que as nossas para ficarem simplesmente perto de nós, fazendo-nos companhia.

94287281 244481093365045 3530633129297444864 n

Há um conto de Jorge Luís Borges em que um jovem se senta ao lado de um velho, num banco de jardim, conhecendo-se e reconhecendo-se: afinal são a mesma pessoa em décadas diferentes. É talvez um hino ao mais extremo do conceito de companheirismo: o podermos ser companheiros de jornada de nós mesmos, acompanhando o que fomos com a renovação do que somos e vamos sendo.

Os tempos, tal como se vive a atualidade, retiram do quotidiano o espaço para o companheirismo. Esse conflito entre espaço e tempo é uma das armadilhas criadas pelo ser humano. Se o tempo é uma abstração, uma convenção, o espaço parece concreto – duas pessoas só virtualmente ocuparão o mesmo lugar e a ubiquidade, grande conquista das narratologias antigas, hoje só se consegue com a computação (denominada ubíqua ou pervasiva), e depois da formulação, nos anos 90, do termo, feliz na sua originalidade, utilizado originalmente por Mark Weiser e que se refere à presença direta e constante da informática e da tecnologia no dia a dia das pessoas, retirando, de forma prosaica, materialista e fria, aquele encantamento que parecia coisa exclusiva de poetas, santos, deuses e extraterrestres, capazes de algumas histórias surpreendentes e encantatórias.

Quando oiço falar da heroicidade dos que têm trabalhado no Serviço Nacional de Saúde, destaco sempre a generosa capacidade de companheirismo demonstrado em atos e dádivas do melhor de si à vida dos outros. E reparem que desconhecemos a maior parte das histórias e dos acontecimentos.

Não proponho medalhas, mas um pensamento. Que ao pensarmos neles os tomemos pelos companheiros mais presentes, protagonistas anónimos de uma época de isolamento e amargura que acabará, mais cedo ou mais tarde, por ensinar-nos alguma coisa.

 

Alexandre Honrado


Alexandre Honrado
Escritor, jornalista, guionista, dramaturgo, professor e investigador universitário, dedicando-se sobretudo ao Estudo da Ciência das Religiões e aos Estudos Culturais. Criou na segunda década do século XXI, com um grupo de sete cidadãos preocupados com a defesa dos valores humanistas, o Observatório para a Liberdade Religiosa. É assessor de direção do Observatório Internacional dos Direitos Humanos. Dirige o Núcleo de Investigação Nelson Mandela – Estudos Humanistas para a Paz, integrado na área de Ciência das Religiões da ULHT Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. É investigador do CLEPUL – Centro de Estudos Lusófonos e Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Gabinete MCCLA Mulheres, Cultura, Ciência, Letras e Artes da CIDH – Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos da Globalização.

Pode ler (aqui) todos os artigos de Alexandre Honrado


 

Leia também