Estatuto Editorial

Estatuto Editorial

  1. O Jornal de Mafra é um órgão de comunicação social generalista, sediado no Concelho de Mafra, que oferece uma informação rigorosa, isenta e independente de quaisquer conotações ideológicas ou organizações políticas, económicas, sociais ou religiosas.
  2. O Jornal de Mafra reconhece a importância que uma opinião pública bem informada e interveniente representa para a vida democrática e para o desenvolvimento harmonioso da região e do país.
  3. O Jornal de Mafra defende a liberdade de expressão, cultivando a diversidade de pensamento, no respeito pela lei vigente no país, nomeadamente aquela que regula a comunicação social.
  4. O Jornal de Mafra rege-se por critérios de transparência, de rigor e de isenção. Constitui um veículo de divulgação das atividades políticas, económicas, desportivas e culturais da região, bem como de toda a informação que com ela, direta ou indiretamente, se possa relacionar.
  5. O Jornal de Mafra, assume um compromisso inultrapassável com a deontologia profissional e com os mais elevados princípios de ética jornalística.
  6. O Jornal de Mafra assegura o respeito integral do sigilo das fontes, comprometendo-se a não quebrar esse compromisso em quaisquer circunstâncias.
  7. O Jornal de Mafra, embora não abdicando de exprimir opinião sobre os factos que sejam objeto de notícia, define uma separação clara entre o que é notícia e o que constitui opinião.
  8. O Jornal de Mafra, marcará presença em todas as plataformas digitais que se adaptem aos propósitos que guiam a sua atividade.
  9. Todas as posições expressas nos espaços de opinião assinados, são da responsabilidade exclusiva dos seus autores, em nada obrigando o Jornal de Mafra.

Regras de utilização das caixas de comentários do Jornal de Mafra

Estes são os princípios gerais pelos quais se regerá a moderação dos comentários dos leitores, quer na página do Jornal de Mafra em jornaldemafra.pt, quer nas redes sociais que lhe estão associadas (Facebook, Twitter e Instagram).
Os comentários dos leitores nas páginas dos artigos ou nas redes sociais do Jornal de Mafra representam uma saudável partilha de opiniões e pensamentos, devendo seguir as regras que a seguir se enumeram.

1. Todos os comentários dos leitores deverão ser expressos com cordialidade, tendo em conta o respeito mútuo e a civilidade. O esgrimir, enérgico que seja, das convicções de cada leitor, não deverá perturbar o clima de serenidade que todas as discussões merecem.
2. O acesso às caixas de comentários é feito pelos registos nas redes sociais ou pelo preenchimento dos dados do utilizador na caixa de comentários do jornal de Mafra. O nome do seu perfil nas redes sociais e outras informações que tenha autorizado partilhar poderão ser utilizados pelo Jornal de Mafra.
3. Os leitores são responsáveis pelos seus comentários, não podendo o Jornal de Mafra ser responsabilizado pelos seus conteúdos ou pela sua forma.
4. O Jornal de Mafra reserva-se o direito de intervir na participação dos leitores nas caixas de comentários, podendo em qualquer altura destacar, remover ou premiar participações dos seus leitores.
5. Os comentários expressos nas caixas de comentários dos artigos são submetidos a um sistema de análise por parte dos moderadores do Jornal de Mafra, de modo a garantir que não há utilização de linguagem obscena, de atentados à honra ou a dignidade de terceiros, ou ameaças à integridade física de terceiros e que não há utilização de maiúsculas em excesso, nem caracteres repetidos.
6. O Jornal de Mafra reserva-se o direito de apagar comentários ou de restringir o acesso a leitores que não respeitem este Código de Conduta, bem como a leitores e comentários que representem apelos à violência, divulgação de notícias garantidamente falsas ou apresentem um carácter duvidoso.
7. Não serão admitidos comentários que ofendam expressamente o bom nome do Jornal de Mafra ou dos seus colaboradores ou ofenda os outros utilizadores do Jornal de Mafra.
8. Os conteúdos publicados pelos utilizadores das caixas de comentários do jornal ou das suas redes sociais poderão ser sujeitos a tratamento editorial, ou informativo. O leitor abdica dos direitos de autor no momento em que participa com conteúdos nas caixas de comentários do Jornal de Mafra, seja nas páginas do jornal, seja nas suas redes sociais.