Crónica de Alexandre Honrado | Noite de Natal para lá da idolatria

CapaAHonrado
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

 

Em noite de Natal falo sobre religião com pessoas de muito diferentes convicções e mais uma vez me espanto com o domínio dos textos religiosos exibido por um dos ateus presentes. É aliás um hábito dos ateus participar com o maior dos entusiasmos na festa do Natal, sabendo tratar-se da evocação simbólica da data convencionada para o nascimento de Jesus. Celebram e sublinham que datas como esta, em que um dos mestres da Humanidade se celebra com vigor e universalidade, deviam ser repetidas e promovidas ao longo do ano, com o mesmo grau e dimensão.

A expressão “mestres da Humanidade” leva-nos a outras discussões. Quais foram? Ainda há algum? Aliás, uma sondagem recente demonstra que nos Estados Unidos, onde a cultura está longe de ser bem tratada, a população festeja o Natal sem o relacionar com o nascimento de Jesus – ignorando mesmo que festeja o profeta e  a religião.

Esta palavra – profeta – também nos leva a uma outra discussão, e esta noite de Natal, morna e aconchegada como deviam ser todas e sempre, acende as velas da nossa formação e dos nossos entusiasmos.

Um de nós fala do livrinho do filósofo Karl Jaspers que é exatamente intitulado Os Mestres da Humanidade, identificando Sócrates, Buda, Confúcio e Jesus, esquecendo talvez propositadamente os ensinamentos de outro profeta, Maomé, que determinaram e determinam o rumo da Humanidade. Como se lê no prefácio do mesmo livrinho, sem a crítica “ateia” toda a religião corre o risco da idolatria, isto é, incoerente com valores e ideias associadas a um Deus transcendente, e por tal natureza único. A discussão toma novo rumo, sobre monoteísmo e politeísmo, sobre espiritualidade e fé – e sobre a natureza humana, que só é completa quando estrutura uma crença em cada um individualmente, mesmo que essa não inclua qualquer deus ou representação divina.

Foi um belo diálogo. A melhor filosofia emana sempre de diálogos. Mas sobretudo foi uma lugar essencial para depositar os brilhos do pensamento que ainda resiste em certas noites de Natal.

 

Alexandre Honrado

Historiador

Leia também