Crónica de Alexandre Honrado – Longos caminhos nas trevas percorridos

Abril entre cravos: Alexandre Honrado

 

Crónica de Alexandre Honrado
Longos caminhos nas trevas percorridos

 

É longo o caminho, difícil a travessia. Pelo meio há figuras icónicas, é sabido, mas são as gentes anónimas, as que morrem e ficam abandonadas à margem da estrada sem nunca terem mostrado que têm nome e valor, são essas as que fazem, na sombra, a história dos países e do mundo.

As embarcações cheias de refugiados que nunca chegam a porto seguro, os escravos que não conheceram o abolicionismo, a verdade que ficou por dominar perante a mentira das promessas de liberdade e de prosperidade que enviesaram o sistema, a fome dos filhos sempre mais dura e triste que a fome de qualquer pai já sem força. São também longos caminhos.

94287281 244481093365045 3530633129297444864 n

Os corpos nas prisões, os campos de concentração, o sexismo, o racismo, o ódio, pedras de dor nos pés descalços da história, testemunhos de barbárie, de violência que ficaram nos recantos da memória.

O terror e a dor maior de transformá-lo nos calos de uma indiferença aterrorizante.

Os fuzilamentos, o genocídio, as guerras que são sempre o triunfalismo de vencedores derrotados e indesculpáveis. É muito longo o caminho. Vemos no mapa de cada dia como se reduz a fronteiras rombas, onde os filhos da sorte são munidos de estados críticos e de atrocidades, sem legados de posse ou valores morais, apenas desvalidos sem alternativa. A vala comum da existência coletiva.

O planeta morre sem a gratidão dos mortos que, todavia, lhe era devida.

As vidas coloridas importam – devia ser o slogan escrito nas paredes que perdem a cor a cada momento, mesmo debaixo do fogo incoerente dos grafitos.

Implora-se pela vida, pelo fio de ar de cada dia, enquanto a asfixia agrada a alguns que nos contemplam e surdos ignoram os protestos que persistem.

Alguma coisa deve haver neste caminho, nesta travessia. Talvez um trilho de esperança, uma canção vigilante, uma última flor pela qual valha a pena lutar.

 

Alexandre Honrado


Alexandre Honrado
Escritor, jornalista, guionista, dramaturgo, professor e investigador universitário, dedicando-se sobretudo ao Estudo da Ciência das Religiões e aos Estudos Culturais. Criou na segunda década do século XXI, com um grupo de sete cidadãos preocupados com a defesa dos valores humanistas, o Observatório para a Liberdade Religiosa. Dirige o Núcleo de Investigação Nelson Mandela – Estudos Humanistas para a Paz, integrado na área de Ciência das Religiões da ULHT Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. É investigador do CLEPUL – Centro de Estudos Lusófonos e Europeus da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Gabinete MCCLA Mulheres, Cultura, Ciência, Letras e Artes da CIDH – Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos da Globalização.

Pode ler (aqui) todos os artigos de Alexandre Honrado


 

Leia também