Instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra está “numa fase bastante avançada”

Jornal de Mafra 2019.01.16 13h14m18s 003

 

Esta semana, o Museu Nacional da Música esteve em destaque devido à designação doo novo Diretor, Edward Ayres de Abreu, que entrará em funções a partir de 1 de setembro de 2022, em destaque também por ter recebido o espólio de Vianna da Motta.

A Direção-Geral do Património Cultural informa que o espólio recebido esta semana pelo Museu Nacional da Música, se encontrava na Fundação Calouste Gulbenkian e que se trata de um “importante espólio no panorama musical português”. O espólio é constituído pela biblioteca – que conta com 3473 publicações periódicas e monografias – e por um conjunto de objetos pessoais – entre eles, condecorações, uma batuta e um busto em bronze pertencentes ao pianista e compositor Vianna da Motta (1868-1948).

Hoje, em entrevista à agência nacional de informação, Graça Maria de Rezende Mendes Pinto Drummond Ludovice, a ainda diretora do Museu Nacional da Música, afirmou que a instalação do museu da música, no Palácio Nacional de Mafra, está “numa fase bastante avançada, para a instalação, e creio que vai correr bem”.

O Museu Nacional da Música encontra-se instalado provisoriamente há mais de 20 anos, na estação do metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa, e possui uma das mais importantes coleções de instrumentos da Europa, entre eles 13 classificados como tesouros nacionais.

Em janeiro de 2018, o destino do museu é revelado pelo então ministro da cultura, Luís Filipe Castro Mendes, durante uma audição parlamentar: “o Museu da Música será em Mafra” afirmou então o ministro, referindo ainda que o “projeto é para levar para a frente” e “está definido que faremos este ano o Museu da Música em Mafra”.

Em outubro de 2020 foi anunciado o projeto vencedor para a instalação do Museu da Música no Palácio Nacional de Mafra, projeto que foi apresentado em abril de 2021.

Em abril de 2021 o Jornal de Mafra entrevistou os vencedores do concurso que apresentaram aos nossos leitores, o projeto de instalação do Museu da Música no Palácio de Mafra.

Veja aqui onde será instalado, que obras exige e como vai ser mesmo o Museu da Música no Palácio Nacional de Mafra.

Leia também