Surf | Vasco Ribeiro vence o Pro Santa Cruz 2021

O Pro Santa Cruz, uma das etapas do circuito mundial de qualificação (QS) da Liga Mundial de Surf (WSL), foi disputado nas ondas da Praia do Mirante (Santa Cruz), no concelho de Torres Vedras.

A prova contou com mais de 120 atletas vindos de Espanha, França, Itália, Brasil, Rússia, Alemanha, Marrocos, além dos portugueses.

Dos 29 portugueses em prova, um conquistou o lugar mais alto, o mais ambicionado, Vasco Ribeiro foi o grande vencedor, sucedendo a Frederico Morais que no ano passado conquistou o 1.º lugar. Vasco Ribeiro conquistou a sua primeira vitória num QS e subiu ao 2.º lugar do ranking do QS, apenas atrás do italiano Leonardo Fioravanti.

É bom finalmente ganhar um QS, especialmente aqui em Portugal. Foi um dia longo e três eliminatórias intensas, estou muito cansado, mas agora acabou e estou super feliz. Vencer na frente de amigos e familiares é definitivamente especial” disse Vasco Ribeiro não final do Pro Santa Cruz. O surfista de Cascais acrescentou ainda “estou feliz por seguir os passos de Frederico (Morais) e manter o título do evento aqui em Portugal. Agora vou continuar a trabalhar e a preparar-me para o final desta temporada no Challengers.”

O ericeirense Tomas Fernandes e Nic von Rupp foram os 2s.º portugueses melhor qualificados tendo terminado a prova na 17.ª posição.

A classificação de todos os surfistas portugueses no Pro Santa Cruz 2021 foi a seguinte:

1.º lugar – Vasco Ribeiro
17.º lugar – Tomas Fernandes e Nic von Rupp
25.º lugar – Guilherme Ribeiro
33.º lugar – Afonso Antunes e Rodrigo Lebre
49.º lugar – Pedro Henrique, Guilherme Fonseca, Diogo Martins, Martim Carrasco, Ruben Gonzalez e Joaquim Chaves
65.º lugar – Miguel Blanco, Eduardo Fernandes, Francisco Almeida, Miguel Matos e Henrique Pyrrait
81.º lugar – Pedro Coelho, Luís Perloiro, Jácome Correia, Francisco Carrasco, João Vidal e Rafael Silva
97.º lugar – Martim Paulino, Martim Nunes e Rodrigo Chaves
105.º lugar – Gabriel Ribeiro, José Champalimaud e Francisco Queimado

[Imagens: WSL]

Leia também