Saúde | Esteatose Hepática: a doença silenciosa que afeta mais de 1 milhão de portugueses

Esteatose Hepática: a doença silenciosa que afeta mais de 1 milhão de portugueses por Arsénio Santos, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)   A Doença Hepática Esteatósica, doença resultante da esteatose hepática ou fígado gordo, afeta mais de 115 milhões de indivíduos em todo o mundo. De acordo com o Global Liver Institute, trata-se de uma epidemia global, estimando-se que, até 2030, mais de 357 milhões de pessoas sejam afetadas por esta doença. Em Portugal, pelo menos 15% dos adultos, ou seja, mais de 1 milhão…

Ler mais

Saúde | 40 mil portugueses sofrem de afasia

afasia

40 mil portugueses sofrem de afasia Por Paula Valente, Diretora do Instituto Português da Afasia   São mais de 40 mil os portugueses com afasia devido a uma lesão no hemisfério dominante do cérebro, nas áreas da linguagem. A afasia impossibilita a execução de tarefas comunicativas que anteriormente não exigiam grande esforço, como evocar a palavra certa, construir frases, usar gestos, compreender os outros, ler e escrever. Sem afetar a inteligência, a afasia é uma condição crónica que causa isolamento social, depressão, diminuição da participação social e reduzida qualidade de…

Ler mais

Saúde – Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

asma

por, Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da SPMI   Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Asma vale a pena relembrar alguns dados e conceitos importantes acerca desta doença. É uma doença respiratória que afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Atinge pessoas de todas as faixas etárias, sendo uma causa frequente e potencialmente séria de doença crónica. Como qualquer doença crónica, pode causar limitação de atividade profissional e física dos atingidos, apresentando períodos de agudização que às vezes requerem avaliação…

Ler mais

Saúde | Dia Mundial do Fígado sim!

Dia Mundial do Fígado

Dia Mundial do Fígado sim! por Suzana Calretas — Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da SPMI   Dezanove de Abril, Dia Mundial do Fígado. É legítimo que quem lê este artigo se interrogue: faz sentido um dia dedicado ao fígado? A resposta é simples e inequívoca: sim, faz todo o sentido! E porquê? Vejamos: o fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano que executa múltiplas funções vitais. À semelhança de uma grande fábrica, no fígado produz, armazena, distribui e elimina um grande número de substâncias. Há…

Ler mais

Saúde | Atividade Física – Cada movimento conta

atividade física

Cada movimento conta por Patrícia Vasconcelos — Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular da SPMI   O Dia Mundial da Atividade Física (AF), que se celebra a 6 de abril, visa promover a prática de AF junto da população, assim como, enaltecer os benefícios do exercício físico. O sedentarismo (caracterizado pela falta de AF em pessoas de qualquer faixa etária) é um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a inatividade física seja responsável por mais…

Ler mais

5 de abril, o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide

Artrite Reumatoide

5 de abril é o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide   Assinala-se anualmente, a 5 de abril o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide. A data foi criada em 1999, pelo Ministério da Saúde, tendo em conta o elevado número de pessoas com artrite rReumatoide em Portugal. “As doenças dos ossos e articulações afetam pessoas de todas as idades. O objetivo deste dia é sensibilizar a comunidade para os desafios de ordem pessoal, familiar e profissional enfrentados, diariamente, por quem tem artrite reumatoide“, A artrite reumatoide é…

Ler mais

Centro de Saúde da Ericeira passou a USF modelo B

Centro de Saúde da Ericeira

Centro de Saúde da Ericeira passa a ser uma USF modelo B   O Centro de Saúde da Ericeira faz parte do grupo das mais 62 USF B que esta semana foram anunciadas, as quais “irão dar médico a mais de 100 mil utentes e terão impacto remuneratório em 974 profissionais (médicos, enfermeiros e assistentes técnicos)”. Da lista das novas 62 USF-B faz parte a Unidade de Saúde da Ouriceira, situada na Ericeira. Centro de saúde da Ericeira — USF Ouriceira A USF Ouriceira conta com 14.627 utentes inscritos, 9.906…

Ler mais

Saúde | O AVC é muito mais que um acidente

AVC Rui Felgueiras

O AVC é muito mais que um acidente é possível prevenir, tratar e cuidar   por Rui Felgueiras, Neurologista do CNS – Campus Neurológico na Unidade de Braga   O acidente vascular cerebral (AVC), sendo uma doença em grande parte sujeita a prevenção, é ainda uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal. Na gíria, um AVC é apelidado de acidente pelo seu carácter agudo e imprevisível, mas tem, na maioria das vezes, causa nos fatores de risco vasculares modificáveis. Estes fatores de risco modificáveis incluem a hipertensão…

Ler mais

Saúde | A importância da reabilitação no AVC

AVC Renato Nunes.

A importância da reabilitação no AVC por Renato Nunes, Médico Fisiatra/Medicina Física e de Reabilitação   O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de incapacidade permanente do adulto. Há cerca de 20.000 novos sobreviventes de AVC por ano em Portugal, dos quais 35-40% necessitam de programas de reabilitação especializados, em que a precocidade, a intensidade e a especialização são determinantes para o sucesso da intervenção terapêutica. O European Stroke Action Plan 2018-2030 identificou metas globais até 2030 para implementar um plano de abordagem do AVC em todos…

Ler mais

Saúde | Cancro Colorretal: deteção precoce desempenha um papel crucial na prevenção e no tratamento

Cancro colorrectal eugenia cancela

Cancro Colorretal: deteção precoce desempenha um papel crucial na prevenção e no tratamento por Eugénia Cancela, Gastrenterologista, Membro da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva   O Cancro Colorretal (CCR) é um tipo de cancro muito frequente, com um impacto significativo na saúde dos doentes. Este tipo de cancro inicia-se pelo aparecimento de pólipos, que são alterações causadas pelo desenvolvimento anómalo de tecido no intestino grosso que com o tempo crescem e se transformam em cancro. A maioria dos pólipos não são malignos nos primeiros anos e qualquer pessoa pode desenvolver…

Ler mais