Saúde – Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

asma

por, Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da SPMI   Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Asma vale a pena relembrar alguns dados e conceitos importantes acerca desta doença. É uma doença respiratória que afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Atinge pessoas de todas as faixas etárias, sendo uma causa frequente e potencialmente séria de doença crónica. Como qualquer doença crónica, pode causar limitação de atividade profissional e física dos atingidos, apresentando períodos de agudização que às vezes requerem avaliação…

Ler mais

Saúde | Dia Mundial do Fígado sim!

Dia Mundial do Fígado

Dia Mundial do Fígado sim! por Suzana Calretas — Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da SPMI   Dezanove de Abril, Dia Mundial do Fígado. É legítimo que quem lê este artigo se interrogue: faz sentido um dia dedicado ao fígado? A resposta é simples e inequívoca: sim, faz todo o sentido! E porquê? Vejamos: o fígado é um dos maiores órgãos do corpo humano que executa múltiplas funções vitais. À semelhança de uma grande fábrica, no fígado produz, armazena, distribui e elimina um grande número de substâncias. Há…

Ler mais

Saúde | Atividade Física – Cada movimento conta

atividade física

Cada movimento conta por Patrícia Vasconcelos — Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular da SPMI   O Dia Mundial da Atividade Física (AF), que se celebra a 6 de abril, visa promover a prática de AF junto da população, assim como, enaltecer os benefícios do exercício físico. O sedentarismo (caracterizado pela falta de AF em pessoas de qualquer faixa etária) é um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a inatividade física seja responsável por mais…

Ler mais

5 de abril, o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide

Artrite Reumatoide

5 de abril é o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide   Assinala-se anualmente, a 5 de abril o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide. A data foi criada em 1999, pelo Ministério da Saúde, tendo em conta o elevado número de pessoas com artrite rReumatoide em Portugal. “As doenças dos ossos e articulações afetam pessoas de todas as idades. O objetivo deste dia é sensibilizar a comunidade para os desafios de ordem pessoal, familiar e profissional enfrentados, diariamente, por quem tem artrite reumatoide“, A artrite reumatoide é…

Ler mais

Centro de Saúde da Ericeira passou a USF modelo B

Centro de Saúde da Ericeira

Centro de Saúde da Ericeira passa a ser uma USF modelo B   O Centro de Saúde da Ericeira faz parte do grupo das mais 62 USF B que esta semana foram anunciadas, as quais “irão dar médico a mais de 100 mil utentes e terão impacto remuneratório em 974 profissionais (médicos, enfermeiros e assistentes técnicos)”. Da lista das novas 62 USF-B faz parte a Unidade de Saúde da Ouriceira, situada na Ericeira. Centro de saúde da Ericeira — USF Ouriceira A USF Ouriceira conta com 14.627 utentes inscritos, 9.906…

Ler mais

Saúde | O AVC é muito mais que um acidente

AVC Rui Felgueiras

O AVC é muito mais que um acidente é possível prevenir, tratar e cuidar   por Rui Felgueiras, Neurologista do CNS – Campus Neurológico na Unidade de Braga   O acidente vascular cerebral (AVC), sendo uma doença em grande parte sujeita a prevenção, é ainda uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal. Na gíria, um AVC é apelidado de acidente pelo seu carácter agudo e imprevisível, mas tem, na maioria das vezes, causa nos fatores de risco vasculares modificáveis. Estes fatores de risco modificáveis incluem a hipertensão…

Ler mais

Saúde | A importância da reabilitação no AVC

AVC Renato Nunes.

A importância da reabilitação no AVC por Renato Nunes, Médico Fisiatra/Medicina Física e de Reabilitação   O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de incapacidade permanente do adulto. Há cerca de 20.000 novos sobreviventes de AVC por ano em Portugal, dos quais 35-40% necessitam de programas de reabilitação especializados, em que a precocidade, a intensidade e a especialização são determinantes para o sucesso da intervenção terapêutica. O European Stroke Action Plan 2018-2030 identificou metas globais até 2030 para implementar um plano de abordagem do AVC em todos…

Ler mais

Saúde | Cancro Colorretal: deteção precoce desempenha um papel crucial na prevenção e no tratamento

Cancro colorrectal eugenia cancela

Cancro Colorretal: deteção precoce desempenha um papel crucial na prevenção e no tratamento por Eugénia Cancela, Gastrenterologista, Membro da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva   O Cancro Colorretal (CCR) é um tipo de cancro muito frequente, com um impacto significativo na saúde dos doentes. Este tipo de cancro inicia-se pelo aparecimento de pólipos, que são alterações causadas pelo desenvolvimento anómalo de tecido no intestino grosso que com o tempo crescem e se transformam em cancro. A maioria dos pólipos não são malignos nos primeiros anos e qualquer pessoa pode desenvolver…

Ler mais

Saúde | Dia Mundial do Sono assinala-se hoje

Sono

Dia Mundial do Sono assinala-se no dia 15 de março por Cristiana Silva — Neurologista Especialista em Medicina do Sono   Hoje, dia 15 de março, sexta-feira, comemora-se o Dia Mundial do Sono, uma data promovida pela World Sleep Society (Associação Mundial de Medicina do Sono) que visa fomentar a saúde do sono a nível global. O tema de trabalho para este ano é “Sono de qualidade para todos, por uma melhor saúde global’” e pretende alertar para as diferenças da qualidade de sono na população mundial, respetivos desafios e acentuação da…

Ler mais

Saúde | Combater o preconceito de que só é obeso quem quer

Isabel Fonseca obeso

Combater o preconceito de que só é obeso quem quer por Isabel Fonseca – Vice-presidente da SPMI   Celebrar o dia 4 de março, é mais uma oportunidade para falarmos de obesidade e do doente obeso. É uma forma de relembrar que a doença atinge todas as faixas etárias, tem várias causas, é progressiva e recidivante, e que a acumulação excessiva de gordura não tem uma distribuição igual em todos os doentes, mas todos, têm danos na sua saúde. As consequências são múltiplas, desde hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, patologia respiratória…

Ler mais