Novo Cartão de Cidadão a partir de 10 de junho

novo Cartão do Cidadão

Novo Cartão de Cidadão a partir de 10 de junho

 

Foi anunciado em janeiro de 2023, o lançamento de um novo Cartão de Cidadão (CC), sabe-se agora que começará a ser emitido a partir de 10 de junho de 2024.

O governo refere que o novo CC “assegurará maior segurança física e eletrónica, através de um chip sem contacto que permitirá alavancar a sua utilização em diversas situações, quer nos serviços públicos, quer no setor privado, sem necessidade de utilização de leitor de cartões”.

Visualmente, o novo cartão terá uma fotografia de maiores dimensões, que permitirá “identificar melhor o titular” e o chip “passará a estar no verso”.

novo cc verso“Entre as alterações visíveis, destaca-se ainda o design, distinto do atual, liga a funcionalidade e as normas europeias a elementos da cultura e identidade nacional. São visíveis motivos e padrões presentes no empedrado artístico da calçada portuguesa, como o Mar largo (motivo principal).
Mantendo-se como um dos documentos de identidade mais seguros do mundo, o novo cartão utiliza materiais inovadores e diversos elementos de segurança física, eletrónica e digital.
O documento assegura também a conformidade a norma ICAO (International Civil Aviation Organization), que visa melhorar a precisão e a eficiência dos processos de controlo e segurança das fronteiras, garantindo ao mesmo tempo que os documentos de viagem são seguros e à prova de falsificação.”, pode ler-se no comunicado.

O novo CC vem com um software que permitirá tirar o melhor
partido do documento, “através do contactless, o novo cartão vai
simplificar o dia a dia dos cidadãos”, podendo no futuro ser utilizado como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país, ou a ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos.

Os novos cartões começam a ser emitidos a partir de 10 de junho, mas a mudança para o novo Cartão de Cidadão será feita de forma gradual.

Os cartões antigos não são substituídos imediatamente, mas apenas quando for o momento de renovar o documento.

Leia também