Nova Unidade de Saúde Mafra Norte II já em fase de projeto

 

Tal como já havíamos avançado, a câmara de Mafra prepara-se para construir mais uma unidade de saúde no concelho de Mafra, a Unidade de Saúde Enxara do Bispo/ Mafra Norte 2 (Mafra Oeste).

Nas palavras do dono da obra, a necessidade de construção desta nova unidade de saúde deve-se às “insuficiências crescentes na infraestrutura atualmente existente para a prestação de cuidados de saúde à população de Enxara do Bispo, do Concelho de Mafra, sendo, portanto, premente a necessidade daí decorrente de promover uma alteração no sentido do melhoramento das condições em que os referidos cuidados de saúde são prestados”.

A unidade de saúde Mafra Norte II instalará uma unidade de saúde familiar para 10 500 utentes abrangendo às necessidades da União das Freguesias da Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário e da União das Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira atualmente com um número crescente de utentes.

O projeto contempla ainda uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) que acautele cuidados na área da fisioterapia e trabalhos polivalentes e uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), que permitirá a prestação de cuidados médicos no âmbito da psicologia, cuidados continuados e assistência social.

Em agosto de 2022, a vice-presidente da câmara municipal determinou a aquisição, sem “intervenção imobiliária, para o domínio privado do Município de Mafra, do prédio rústico denominado por “Mato dos Frades ou Besteiros”, com a área total de 12.750,00 m2, sito em EN 9-2, no Gradil, concelho de Mafra”, imóvel adquirido por 120 000,00 (cento e vinte mil euros), cuja localização apresenta uma centralidade e proximidade a várias vias de acesso: A8, EN8 e EN9-2.

Em setembro, a autarquia assinou um protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT ) destinado à instalação desta nova unidade de saúde. No documento a que o Jornal teve acesso podia ler-se que a ARSLVT e o Município de Mafra pretendem “estabelecer um compromisso tendente à adoção das diligências necessárias à construção de um edifício, na parcela de terreno, de que o Município é proprietário (…) com vista à instalação da Unidade de Saúde de Mafra Oeste (…)”.

O novo edifício terá um só piso, onde o espaço central apresentará a entrada principal, sendo o elo de distribuição para todos os módulos, que incluem as zonas de Entrada/Receção/Espera; Unidade de Saúde, Unidade de Cuidados na Comunidade; Apoio Administrativo/Geral e Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados. A cave será destinada a arrumos gerais e zonas técnicas.

A área de construção total terá 3 1548,63m². e a unidade será servida por 246 lugares de estacionamento.

Esta semana, a câmara assinou contrato por Consulta Prévia, para a elaboração do projeto de execução da arquitetura e das especialidades da Unidade de Saúde Mafra Oeste, com a empresa Pórtico – Gabinete de Engenharia, sediada no Porto, que tem 85 dias para elaborar o projeto. O contrato orçou os 58.270,00 € ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor.

 

Leia também