Nova espécie de escaravelho identificada na Tapada Nacional de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra (TNM) anunciou que foi descoberta uma nova espécie de escaravelho na sua floresta.
“Foi recentemente identificado o Escaravelho-Rinoceronte-Negro (Copris hispanus), uma espécie nativa da Península Ibérica e pertencente à família Scarabaeidae, comummente conhecida como escaravelhos, carochas ou carochinhas. Esta família inclui desde pequenos besouros até grandes espécies, como o besouro-golias (que não existe em Portugal).” TNM
A descoberta da nova espécie “resulta da formação e ação de sensibilização interna realizada em setembro, no âmbito do projeto vaca-loira.pt, cujo principal objetivo foi sensibilizar os colaboradores da Tapada para a importância das espécies saproxílicas, incentivando um olhar mais atento e detalhado”.
Os escaravelhos mais frequentes e fáceis de observar na Tapada são o Escaravelho-do-estrume (Bubas bison), o Escaravelho-Minotauro (Typhaeus typhoeus) e a Vaca-ruiva (Lucanus barbarossa), da qual a Tapada Nacional de Mafra é embaixadora.
Nos inventários faunísticos e florísticos da Tapada Nacional de Mafra estão contabilizadas mais de 370 espécies, mas este número está “claramente aquém da realidade”.
As últimas espécies apresentadas pela Tapada Nacional de Mafra foram o Morcego-negro, os esquilos vermelhos, o escaravelho Vaca-Ruiva. a Borboleta-carnaval e o Morcego-arborícola-pequeno.
[Imagem: TNM]