Os escaravelhos Vaca-Ruiva são os mais recentes moradores da Tapada Nacional de Mafra

 

Em finais de julho, a Tapada Nacional de Mafra ter anunciado que os esquilos vermelhos escolheram a floresta encantada para viver, hoje anunciou que o escaravelho Vaca-Ruiva é mais uma nova espécie a habitara na Tapada.

Não é fácil a observação do escaravelho Vaca-Ruiva dado que a possibilidade de serem observados se restringe praticamente aos meses de julho a setembro, mas há já algum tempo que a Tapada de Mafra considerava “que a nossa floresta Encantada reunia condições ótimas para ser o habitar destes escaravelhos”.

A Vaca ruiva (Lucanus barbarossa) é uma espécie de escaravelho que pode atingir os 3 a 4,5 cm de comprimento, apresentando cor preta- acastanhada e antenas com 6 segmentos.

Os machos possuem pinças de grande dimensão, utilizadas nas lutas pela posse das fêmeas.

Dependem de madeira morta para sobreviver (organismos saproxílicos) e estão associados a habitats compostos por carvalhos cerquinhos e a azinheiras.

Sendo um animal ainda pouco estudado o seu ciclo de vida é desconhecido.

A Tapada Nacional de Mafra faz parte da rede de embaixadores do Projeto Vaca Loura (Lucanus cervus), rede que tem como principais objetivos, a sensibilização ambiental e a conservação das várias espécies de escaravelhos.

[Imagem: VACALOURA.pt]

 

   

Leia também

Comentário