Mafra | Padre Teodoro Dias de Sousa suspeito de alegados abusos sexuais é dispensado de ofícios

 

Em março (ver aqui), Teodoro Dias de Sousa, Pároco da Malveira e Venda do Pinheiro, foi um dos quatro padres que o Patriarcado de Lisboa afastou preventivamente por suspeita de alegados abusos sexuais.

Na altura, os quatro padres foram afastados das suas funções pastorais, mas esta semana soube-se que só três deles poderão retomar funções.

No domingo, o Patriarcado de Lisboa divulgou as nomeações para o Ano Pastoral 2023-2024 e o Padre Teodoro Dias de Sousa, Pároco de São Paulo da Malveira e de Santo António da Venda do Pinheiro, encontra-se na lista dos “dispensamos de ofícios”.

Relativamente ao ex-padre da Malveira e da Venda do Pinheiro, a SIC revelou que e “há três testemunhos diretos e três indiretos que chegaram à Comissão Diocesana de Proteção de Menores”. Estes testemunhos referem que “o padre lhes pedia que se sentassem ao seu colo, relataram toques inapropriados e disseram que chegava até a lamber-lhes as orelhas”.

Ainda segundo a mesma fonte, os abusos “terão acontecido no final da década de 90 na Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa”. As alegadas vítimas tinham na altura 8 anos, sendo hoje homens na casa dos 30 anos.

Teodoro Dias de Sousa, de 74 anos, que em março negou as acusações de abusos sexuais de menores, está proibido de contactar com crianças, jovens e adultos vulneráveis.

Segundo a SIC, o padre vai “poder continuar a exercer o ministério”, podendo “celebrar missas privadas, batizados, casamentos ou funerais, mas está proibido de dar catequese ou desempenhar funções em que tenha de contactar com crianças, jovens e adultos vulneráveis”.

O novo Pároco de São Paulo da Malveira, de Santo Estêvão das Galés e de Santo António da Venda do Pinheiro é Paulo Manuel Jorge Gerardo, que até aqui era pároco de Santo Isidoro e de Sobral da Abelheira.

Assim, o padre Faustino Tchitetele é agora o pároco de Santo Isidoro e o padre Quintino Lourenço da Silva é o pároco de Nossa Senhora da Oliveira do Sobral da Abelheira.

Foi ainda nomeado o padre Hélio Catombela Caheca João como Vigário Paroquial de Santo Isidoro.

 

Leia também