Padre Teodoro de Sousa (Malveira/Venda do Pinheiro) é um dos padres afastados por suspeitas de abusos sexuais

pmal

 

Teodoro Dias de Sousa, Pároco da Malveira e Venda do Pinheiro, faz parte da lista de padres que o Patriarcado de Lisboa afastou preventivamente devido à suspeita de alegados abusos sexuais, estando já afastado das suas funções pastorais.

Para além das funções de diretor espiritual católico da paróquia da Malveira e Venda do Pinheiro, Teodoro de Sousa prestava também funções de assistente religioso na Academia de Música de Santa Cecília, uma entidade com ligações culturais a Mafra, tendo atuado várias vezes na Basílica do Palácio. A Academia de Música de Santa Cecília já aceitou o pedido de demissão do padre Teodoro de Sousa.

Em comunicado, citado pela “SIC Notícias”, a direção da Academia de Santa Cecília diz afirma, ainda, não ser do seu conhecimento a existência”de qualquer acusação ou indício” de práticas pedófilas por parte de Teodoro Sousa, referindo ter aceite “prontamente” a demissão daquele clérigo católico, de modo a “salvaguardar a imagem” da instituição.

Teodoro Dias de Sousa nasceu em Lisboa, em 1949. Frequentou os Seminários de Santarém, Almada e Olivais, tendo feito a licenciatura em Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Lisboa. Ordenado sacerdote em 1978, na Sé de Lisboa, pelo cardeal António Ribeiro, trabalhou pastoralmente nas Paróquias de Santa Isabel (Lisboa), Merceana (Alenquer) e São João de Deus (Lisboa), tendo sido Pároco da Graça (Lisboa) e São Vicente de Fora (Lisboa); [sendo, até ser afastado do cargo], Pároco da Malveira e Venda do Pinheiro.

Concluiu o Curso de Educação pela Arte no Conservatório Nacional e participou em vários Cursos de Verão sobre Pedagogias Musicais. No Pontifício Instituto de Música Sacra, em Roma, fez a licenciatura em Música Sacra e Direcção de Coro, e o mestrado em Canto Gregoriano […] Também em Roma, integrou dois grupos especializados na execução de Canto Gregoriano, tendo feito concertos e colaborado musicalmente na liturgia em várias cidades italianas.

Foi maestro do Coro da Universidade Católica Portuguesa, e colaborou com diversos Coros Paroquiais do Patriarcado.

 

 

Leia também