Linha do Oeste | Troço Malveira/Torres Vedras reabre a 5 de janeiro

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Linha do Oeste | Troço entre Malveira e Torres Vedras reabre dia 5 de janeiro

 

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje, que a circulação de comboios na Linha do Oeste, entre as estações da Malveira (Mafra) e Torres Vedras, reabre a partir de 5 de janeiro.

Em março do ano passado, a IP anunciou que a circulação na Linha do Oeste entre Malveira e Torres Vedras iria ficar suspensa durante 4 meses (ver artigo). A suspensão iniciou-se em abril, e em agosto, quando terminariam os quatro meses de suspensão, a IP informou que a circulação de comboios apenas seria reaberta no quarto trimestre deste ano, ou seja, até ao final de dezembro (ver artigo). Hoje soube-se que a previsão aponta agora para que a reabertura à circulação de comboios entre Malveira e Torres Vedras, ocorra a 5 de janeiro de 2025.

Este adiamento, segundo a IP, ficou a dever-se à necessidade de realização de obras adicionais não previstas inicialmente no túnel da Sapataria, no concelho de Sobral de Monte Agraço.

A reabertura à circulação de comboios entre Malveira e Meleças deverá ocorrer durante o mês de fevereiro de 2025.

Neste troço, as obras também se encontram praticamente finalizadas, tendo os atrasos sido causados pelo facto de diversos locais terem sido alvo de “actos de vandalismo e furto de materiais, nomeadamente de sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação eléctrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo deste troço”, confessando-se assim, algum desleixo na segurança daquelas estruturas.

A IP afirma que continua a realizar os trabalhos de substituição, reparação e reabilitação dos “equipamentos alvo de furto e vandalismo” de modo a “garantir, com a maior brevidade possível, as adequadas condições de circulação e segurança para a reposição do serviço de transporte ferroviário de passageiros aos milhares de utilizadores da Linha do Oeste.”.

Segundo a IP, a reabertura da Linha não significa, para já, que sejam utilizados comboios elétricos, uma vez que a eletrificação ainda não estará concluída. Por isso, inicialmente, circularão nos novos carris, as mesmas automotoras que circulavam antes das obras.

 

Sobre as obras

Em março de 2020, a Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a empreitada para a Modernização do troço da Linha do Oeste, entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras fora adjudicada pelo valor de 61,5 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020. A obra foi adjudicada ao consórcio luso-espanhol, Gabriel A. S. Couto, S.A./M. Couto Alves, S.A./Aldesa Construcciones, S.A. e ficou, à data, a aguardar pelo visto do Tribunal de Contas.

Em setembro de 2020, após o Tribunal de Contas ter dado o visto, a IP e o empreiteiro assinarem o contrato de consignação das obras no início do mês de novembro do mesmo ano, obras que deveriam ficar concluídas em novembro 2022.

Em maio de 2022 foi notícia, o alegado abandono das obras por parte do consórcio responsável pela construção e o litígio entre o consórcio e IP.

Segundo a Lusa, a IP informou então que após uma paragem de mais de 6 meses, a empreitada foi retomada “no início de novembro de 2022” e que pretenderia concluir a obra até ao final desse ano.

A IP apontou como motivos para a paragem das obras “manifestas dificuldades técnicas e financeiras do consórcio a quem foi adjudicada inicialmente a empreitada”. Esta situação levou a uma “cessão contratual entre o consórcio inicial e um novo consórcio” o que é uma “solução complexa em termos jurídicos” e que originou “processos em tribunal”.

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