Depressão “Domingos” atingirá sobretudo as regiões Norte e Centro

Mau tempo

Depressão “Domingos” atingirá sobretudo as regiões Norte e Centro

 

Com os efeitos da depressão Ciáran, vento e agitação marítima, ainda a serem notados, já aí vem uma nova depressão, desta vez trata-se da “Domingos” (nome atribuído pelos Serviço Meteorológico de Espanha).

Portugal continental não será diretamente atingido

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que apesar de “Portugal continental não ser diretamente atingido” uma superfície frontal fria associada irá atravessar o território no dia de amanhã, 4 de novembro.

A passagem desta superfície frontal fria será sentida sobretudo as regiões Norte e Centro (em especial no litoral e nas regiões montanhosas) onde ocorrerão “períodos de chuva forte e persistente na noite e manhã de dia 4” que gradualmente passam a “regime de aguaceiros a partir da tarde”.

Região sul

Na região Sul são esperados “períodos de chuva, em especial durante a tarde de dia 4, mas que será em geral moderada a fraca”.

Quanto ao vento este “irá sofrer uma intensificação a partir do final do dia 3, soprando forte de sudoeste no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Espichel, onde as rajadas poderão atingir 75 a 85 km/h, e por vezes muito forte nas terras altas, com rajadas até 110 km/h”, diminuindo a intensidade a partir do final da tarde de dia 4 (depois de ter rodado gradualmente para oeste).

A partir de tarde de amanhã, na costa Ocidental, a agitação marítima irá aumentar novamente e intensidade, com “um pico de intensidade” entre o final da tarde de amanhã, 4 de novembro, e o final da manhã de domingo, dia 5, altura em que “se esperam ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura, mantendo-se superior a 5 metros até ao final da manhã de dia 6”.

Avisos emitidos para o distrito de Lisboa

Neste momento os avisos emitidos para o distrito de Lisboa são os seguintes:

avisos

Leia também