Crónica de Jorge C Ferreira Jogatanas desta vida Este tempo cinzento. Tempo de arrancar dentes. Tempo de sentir de novo as dores mais antigas. As costuras do corpo a cerzirem novos pontos. Uma cantiga muito antiga e a voz enrouquecida de um cantor de bares nocturnos. Manhãs tardias e tardes sombrias. Folhas de árvores despidas. Amores calados. Agonias, vómitos de espanto. Uma tosse profunda, que um comboio que passa cala. Esta linha que divide a terra. Esta terra desterrada. Há um poema que nos encanta. A beleza, o encanto…
Ler maisCategoria: Jorge C Ferreira
Crónica de Jorge C Ferreira | Uma vida e um País
Crónica de Jorge C Ferreira Uma vida e um País Os momentos passados, os lembrados e os esquecidos. A memória selectiva e o momento único. O tal que nos marcou para a vida. A intensidade dos sentimentos. A vida a passar. Tudo passa. Tudo conta. Tudo apressa as decisões e as ilusões. Pedaços de tempo que nos questionam frequentemente. Dúvidas, saudades, alegrias e desgostos. Um caldeirão de emoções. Os corpos que tremem tantos anos depois. Somos uma espécie de armazém ambulante de saberes. Em nós moram muitos dos livros…
Ler maisCrónica de Jorge C Ferreira | Voltar atrás
Crónica de Jorge C Ferreira Voltar atrás Quando o mais antigo começa a ser a nossa principal preocupação e faz disparar pistolas até aí esquecidas. Tudo aparece como num filme de terror. Só as coisas más, os sustos, as mágoas, as dores, as tristezas. Esquecemos todas as alegrias que vivemos. Todos os espantos de encontrar a beleza nunca sonhada. Aquela ilha onde a felicidade nos inundou. A primeira vez de tudo. As aventuras que já não conseguimos repetir. A casa que já não conseguimos construir. Os livros por ler…
Ler maisCrónica de Jorge C Ferreira | A Mais Linda do Bairro
Crónica de Jorge C Ferreira A Mais Linda do Bairro Um suave deslizar. Quase levitação. Uns cabelos longos e uma longa atracção. Diferente, será a palavra que, talvez, a defina de uma forma mais simples e directa. Uma estória intensa que nos foi contada numa noite em que as estrelas estavam muito perto de nós, e nós ao ar livre tentando apanhar algum fresco da noite. Uma temperatura amena convidava-nos a permanecer naquele pátio e continuar a contar o que nos tinha iluminado durante outros tempos, outras vidas, vidas…
Ler maisCrónica de Jorge C Ferreira | Uma Deusa
Crónica de Jorge C Ferreira Uma Deusa Não sei quantas praias viram o teu corpo despido, quantos areais ainda têm a forma do teu corpo, quantas vidas deslumbraste. Eras a senhora do fim do dia. Quando a luz se queria apagar. Eras quase noite, eras lua. Entregavas o teu corpo inteiro à água e ao luar. Despias o pouco que te cobria e entravas na água. Eras a outra luz da noite. Saías das dunas de uma forma ligeira e subtil. Procuravas os recortes da noite. Quando deslizavas nas…
Ler maisCrónica de Jorge C Ferreira | Tempos e acontecimentos II
Tempos e acontecimentos II por Jorge C Ferreira Enquanto as guerras e as ameaças continuam, homens mulheres e crianças morrem. A diplomacia parece coisa de enganar. A malvada geoestratégia. As eleições, as falsas e as esquisitas, também. Maduros e verdes. Nos Estados Unidos a luta eleitoral parece reacender-se. O Trump já está bem da orelha e o Biden já deu lugar à Kamala. A presidente do Bangladesh fugiu de helicóptero para a Índia. Até na sóbria Inglaterra as manifestações de extrema-direita dispararam em várias cidades. Tudo ligado a informações…
Ler maisCrónica de Jorge C Ferreira | Tempos e acontecimentos
Tempos e acontecimentos por Jorge C Ferreira Suportar os contratempos. Superar o sofrimento. Acreditar em soluções mágicas. Só que toda a magia tem um truque. É uma farsa bem montada, ou muito rasca, tudo depende dos artistas. Mas ainda há quem queira descobrir como são possíveis tais truques. Criam-se mesas de discussão. Discussões que entram no nevoeiro das noites sem fim. Discussões que tardam em chegar a conclusões que a vida agradeça. Encontram-se através de terceiros. Nunca falam frente a frente. Afinal, que raio de gente é esta?…
Ler maisCrónica de Jorge C Ferreira | Ir à Lua
Crónica de Jorge C Ferreira Ir à Lua “Um Pequeno passo para o homem um grande passo para a humanidade” Neil Armstrong. A noite já ia adiantada e nós esperávamos ansiosos a chegada do homem à Lua. A televisão ligada e os nossos olhos despertos. Tínhamos encurtado o caminho da noite. Fomos à Tarantela, depois à Portugália, na Almirante Reis, e daí directos para um rés-do-chão da rua António Pedro. Não me lembro quantos éramos. Sei que íamos dando palpites próprios de jovens de 20 anos. (Muita parvoíce devemos…
Ler maisCrónica de Jorge C Ferreira | Viva o sabão azul e branco
Crónica de Jorge C Ferreira Viva o sabão azul e branco Estou farto dos anúncios que me entram casa adentro. Dos mil e um produtos para limpar melhor e pôr mais pura a pureza do branco. Das bolinhas para perfumar a roupa. Dos amaciadores. Dos tira-nódoas. De todos os tipos de detergentes. Que fará tudo isto ao ambiente? É ordem da Europa? Não vos sei dizer. Que é um grande negócio, não haja dúvida. Água fria da Ribeira, e a roupa a corar. A querida Beatriz Costa e a…
Ler maisCrónica de Jorge C Ferreira | Por esse rio assim
Crónica de Jorge C Ferreira Por esse rio assim “O barco vai de saída Adeus ó cais de alfama Se agora vou de partida Levo-me comigo Ó cana verde Lembra-te de mim ó meu amor Lembra-te de mim nesta aventura Para lá da loucura Para lá do Equador” (Fausto Bordalo Dias) Penso que foi assim que Fausto nos deixou, ou quero pensar que assim foi. A sua partida trouxe-me à memória tanta coisa. Tanta gente do meu tempo a partir. Tanta gente a abandonar-nos. Tanta gente criativa que nos…
Ler mais