Chuva de regresso a Portugal continental

chuva

A chuva está de regresso a Portugal continental

 

Depois de um período com temperaturas acima da média (registo de uma onda de calor em cerca de 30% das estações meteorológicas de Portugal continental), nos próximos dias o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma mudança do estado do tempo em Portugal continental.

Ainda assim, a temperatura “deverá manter valores acima do normal para a época do ano” até 4.ª feira (dia 7), já a partir de 5.ª feira (dia 8) a previsão aponta para uma descida gradual da temperatura para “valores próximos ao normal” para esta época do ano.

A chuva está de regresso nos dias 6 e 7, embora que “ainda fraca e em especial nas regiões Norte e Centro”.

Para 5.ª feira (dia 8) esperam-se “períodos de chuva, por vezes forte, inicialmente no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente ao restante território”.

Para dia 9 (6.ª feira) esperam-se “períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, que pontualmente poderão ser acompanhados de trovoada”, chuva que poderá “ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir do final da tarde”.

Nos dias 8 e 9, o vento aumentará de intensidade, soprando de sul/sudoeste, com rajadas que atingirão “60 a 70 km/h na generalidade do território, podendo registar-se rajadas na ordem dos 80 a 90 km/h no litoral Norte e Centro e até 110 km/h nas terras altas”.

Também a agitação marítima irá registar um aumento na 5.ª feira (dia 8) com “ondas de sudoeste no dia 8 entre 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste a partir de dia 9”.

Leia também

Deixe um comentário