6 surtos ativos em lares de idosos em Portugal, um deles em Mafra

Idosos

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou hoje a existência de 6 surtos em lares de idosos em Portugal. Segundo a TVI haverá 5 surtos na região de Lisboa e Vale do Tejo e 1 na região do Algarve, havendo um total de 54 pessoas infetadas, sendo que a maioria delas já estará recuperada.

Um destes surtos ocorre no concelho de Mafra, tal como o Jornal de Mafra já havia noticiado ontem. Segundo os últimos dados divulgados, para além dos 15 utentes infetados no lar da freguesia do Milharado, encontram-se também infetados 6 funcionários daquela instituição.

Dos 15 utentes infetados, 3 mantém-se internados numa unidade hospitalar, uma faleceu e os outros 12 estão com sintomas leves da doença.
No que diz respeito aos funcionários, dos 13 funcionários, 6 estão infetados.

Todos os utentes deste lar já foram vacinados com as duas doses da vacina, no entanto, nem todos os funcionários foram vacinados. Dos 13 funcionários do Solar de São Gião, 4 tem a vacinação completa, 1 tem apenas a 1.ª dose e os restantes 8 ainda não se encontram vacinados.

Segundo a CNIS (Confederação de Instituições de Solidariedade Social) devem existir cerca de 9.000 utentes e 4.000 funcionários que ainda não foram vacinados, e ainda não foram vacinados porque estiveram infetados com a doença no início do ano, e conforme as orientações existentes só podem ser vacinados 6 meses após estarem negativos à doença.

A origem do surto é ainda desconhecida.

 

 

Leia também