Alargamento do horário dos serviços relacionados com o cartão de cidadão mantém-se até 28 de fevereiro

 

Com a chegada da pandemia ao nosso país, o governo decidiu estender o prazo de validade dos documentos, cujo prazo tenha expirado a partir de dia 24/02/2020, até dezembro de 2021. Assim, desde o início de 2022 que esses documentos deixaram de ser aceites.

Para fazer face aos pedidos de renovação do cartão de cidadão (CC) e do passaporte foi alargado, desde 27 de novembro, o horário dos serviços relacionados, o que permitiu realizar mais cerca de 130 mil atendimentos nas Lojas e Espaços Cidadão abrangidos por este horário.

Até 28 de fevereiro de 2022 será mantido o reforço da capacidade de resposta dos serviços em horário alargado, nas seguintes lojas do cidadão:

Laranjeiras, Marvila, Odivelas, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga e Faro e nos balcões de atendimento ao público do Instituto de Registos e Notariado, no Campus da Justiça, no Parque das Nações, em Lisboa. Estes locais estão a funcionar no seguinte horário: de 2.ª a 6.ª feira das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 15h, procurando disponibilizar mais atendimentos no início e no final do dia e facilitando a conciliação com os horários de trabalho da generalidade dos cidadãos.

Com vista a maximizar o número de pessoas atendidas, irá manter-se também o modelo de atendimento espontâneo, de 2.ª feira a sábado, na grande maioria dos balcões do IRN.

Relembra-se ainda, que os cidadãos portugueses maiores de 25 anos e com dados biométricos atualizados, podem renovar o seu CC sem necessidade de se deslocarem a qualquer balcão, basta optarem pela renovação automática (60 dias antes do fim do prazo de validade), com o envio automático da carta PIN com referência MB para pagamento da renovação e imediata expedição postal para a respetiva morada. 757.000 cidadãos já renovaram o CC por esta via.

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