Covid-19 | Regime de casa aberta para os maiores de 18 anos que pretendam o segundo reforço vacinal

 

Na passada 6.ª feira a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou esta sexta-feira a Norma 008/2022, possibilitando o acesso da população adulta entre os 18 e 49 anos ao segundo reforço vacinal contra a covid-19, mediante “decisão individual”.

A vacinação de reforço em regime de casa aberta está agora disponível para os cidadãos dos 18 aos 49 anos que tenham completado o esquema vacinal primário contra a covid-19 e que não tenham sido infetados há menos de 90 dias.

A DGS refere que “para ser vacinado basta dirigir-se diretamente ao ponto de vacinação ou ao centro de saúde”.

O intervalo recomendado entre a dose de reforço sazonal e o evento mais recente (última dose de vacina ou diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2) é de 4 – 6 meses (intervalo mínimo: 3 meses).

A Campanha de Reforço Sazonal da vacina contra a COVID-19 iniciou-se em setembro de 2022, tendo sido administradas desde então mais de 3 milhões de doses da vacina, maioritariamente doses de reforço aos grupos elegíveis prioritários, acima dos 50 anos de idade, o que contribuiu para mitigar o impacte da doença grave nos grupos de maior risco.”, refere o comunicado da DGS. Acrescentando ainda que “estes resultados confirmam, mais uma vez, a elevada adesão dos cidadãos à vacinação como forma de proteção, bem como o papel decisivo das vacinas na resposta à COVID-19”.

Leia também