Covid-19 | Desde o inicio da pandemia já se registaram 688 óbitos em utentes de lares de idosos

idosos 1

Sobre a situação nas estruturas residências para idosos/lares, Marta Temido, Ministra da Saúde, referiu hoje que a situação nos lares tem “merecido a nossa melhor atenção e preocupa todos os portugueses” uma vez que muitos têm familiares residentes nestas instituições.

Nas cerca de 2 500 estruturas residenciais para idosos com licenciamento no nosso país e num “conjunto de outras estruturas” que o Ministério da Saúde também acompanha, uma vez que “não é o seu quadro de licenciamento ou não, que inibe a atuação das autoridades de saúde”, a situação neste universo de cerca de 2 600 lares regista uma “evolução positiva nos casos detetados de covid-19”.

Existem, ao dia de hoje, 69 lares de idosos com casos de infeção por covid-19, nos quais há 563 residentes e 225 profissionais, que são positivos para a covid-19.

Do total de óbitos registados até hoje, 688 foram de pessoas que residiam em lares, o que não significa que os óbitos tenham acontecido nos lares. A ministra deu o exemplo do surto no lar de Reguengos de Monsaraz, onde apenas 13 dos 18 óbitos ocorreram na instituição.

Muitos dos doentes que testaram positivo para a covid-19 em lares para idosos, não necessitaram de ser hospitalizados, tendo a ministra referido que estes casos “benignos” existem “e são muitos felizmente”.

 

Leia também