UNESCO aprova a candidatura preliminar da Geoparque Oeste

 

Realizou-se de 7 a 11 setembro 2023, em Marraquexe, Marrocos, a 10.ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da UNESCO.

Este evento reuniu entidades de todo o mundo que partilharam as últimas descobertas e experiências numa ampla variedade de tópicos, incluindo turismo sustentável, educação ou gestão participativa para o desenvolvimento sustentável.

Trata-se do encontro mais importante, onde os gestores dos Geoparques Globais da UNESCO e membros da Rede Global de Geoparques se encontram e trocam conhecimentos e experiências sobre a instalação e gestão destas entidades.

Entre os participantes esteve uma comitiva do Geoparque Oeste, geoparque que recebeu a aprovação preliminar para a sua candidatura a geoparque com a chancela UNESCO.

A aprovação surge no seguimento do relatório efetuado após uma visita técnica dos avaliadores da UNESCO. A visita de 5 dias foi realizada em julho e passou pelos 6 municípios que compõem a Associação Geoparque Oeste (AGEO): Torres Vedras, Lourinhã, Caldas da Rainha, Peniche, Bombarral e Cadaval.

Estavisita foi acompanhada pela Ministra da Coesão Territorial e pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e visitou Geossítios, museus, centros de interpretação e outros locais que permitiram o contacto direto com a comunidade, com a gastronomia e com as tradições locais.

A candidatura iniciou-se em 2020 (ver aqui), tendo sido remetida em 2022, esperando-se que fique concluída no primeiro semestre de 2024, altura em que é aguardada a aprovação final pela Assembleia Geral da UNESCO.

Ao ser aprovado, o Geoparque Oeste fará parte da Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, agora com 195 geoparques por todo o mundo, 5 deles em Portugal. A criação de um Geoparque Mundial permitirá o desenvolvimento do território segundo o princípio de sustentabilidade a nível educacional, ambiental, turístico, cultural, científico, económico e social.

[Imagens: CMTV]

Leia também