“No Convento de Santo António do Varatojo, monumento fundado em 1470 pelo rei D. Afonso V, predominada uma mata que remota às antigas florestas do Oeste, dominada por árvores como o carvalho português (Quercus faginea) e o loureiro (Laurus nobilis) e arbustos de porte arbóreo, como carrasco (Quercus coccifera), sanguinho-das-sebes (Rhamnus alaternos), aroeira (Pistacia lenticus), e medronheiro (Arbutus unedo). Nesta mata centenária, existem diversos indivíduos arbóreos que aparentam ter longa idade, destacando-se a existência de um carvalho português (Quercus faginea) que se presume anterior a 1470, por já existirem referências à data da fundação monástica. Este ecossistema natural constitui um património natural, e também, a casa de diferentes espécies de fauna portuguesa.”
CM Torres Vedras
Realiza-se no próximo sábado uma visita à Mata do Convento do Varatojo: Uma visita que permitirá a exploração dos participantes, com o apoio dos técnicos da autarquia, que irão realizar uma pequena formação sobre a identificação de espécies ao longo da ação.
Data: 19 de março
Hora: Das 09h30 às 12h15
Local: Centro de Educação Ambiental
O percurso de ida tem um comprimento de cerca de 4 quilómetros e o de volta de 3 quilómetros, sendo que os participantes podem optar por se deslocar diretamente ao Convento do Varatojo se não quiserem realizar a caminhada.
A iniciativa tem como principais objetivos dar a conhecer os valores naturais da Mata centenária do Convento do Varatojo, sensibilizando para a importância da conservação do património natural e da biodiversidade, e ao mesmo tempo promover a atividade física e o contacto com a Natureza.
A atividade é de participação gratuita, mas requer inscrição em tvedras.pt/gkv2r
Para mais informações: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt
[Imagem: CMTV]