Torres Vedras | Várias escolas do concelho premiadas nos desafios Eco-Escolas 2022

 

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”. Em Portugal, o programa da “Foundation for Environmental Education” é desenvolvido desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Este ano, várias escolas do concelho de Torres Vedras foram premiadas nos desafios Eco-Escolas 2022

 

Desafio: Geração Depositrão – Constrói Traga-Pilhas
Participaram nas várias atividades criativas, 357 escolas que realizaram trabalhos nos vários escalões

1.º lugar –  1.º Escalão: Escola Básica de Boavista

Alunos do 1.º ciclo da escola EB de Boavista (Torres Vedras), com idades compreendidas entre os 6 e 10 anos.

O Traga pilhas foi construído reaproveitando embalagens, garrafas de plástico, latas de tinta, tubos de canalização, canos de exaustor, cápsulas de café, vaso de plástico, restos de cartolina que estavam na sala de aula, tintas, cola e pincéis.

 


 

Desafio: Alimentação Saudável e Sustentável 2022

Este projeto contou com a inscrição de 445 escolas que realizaram 402 trabalhos, participando nas diferentes atividades propostas, que visaram motivar a investigação sobre os alimentos que consumimos, os nossos hábitos alimentares e incentivar à divulgação de atitudes saudáveis e sustentáveis que pudessem vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens, não só em contexto escolar, mas também em casa.

Na minha casa não desperdiçamos…

2.º Lugar – 1.º Escalão: Escola EB do Ramalhal

Painel Açúcar ao Lanche
Menção Honrosa – 1.º Escalão: Escola EB do Ramalhal


Desafio: Biodiversidade: Preservar e Regenerar

O desafio, que se centrou em ações de intervenção no sentido da conservação e regeneração da biodiversidade e que incluíam as formas de comunicação/sensibilização sobre o tema, contou com a participação de 72 escolas.

2.º Lugar – 3.º Escalão: Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal

Foram realizadas ações de reflorestação utilizando espécies autóctones.

 


Desafio: Póster Eco-Código (votação comunidade virtual)

O Concurso Nacional Póster Eco-Código visa incentivar a produção de peças de comunicação sobre um dos passos do Programa Eco-Escolas: o Eco-Código. Foram apresentados 816 trabalhos a concurso.

Menção Honrosa (432 gostos/reações positivas): Jardim de Infância de Cabeça Gorda

 

 

 

 

 


Desafio: UHU – Escultura do Mocho

A inspiração dos desafios UHU às escolas vem do bufo-real (a maior ave de rapina noturna da Europa) que emite o som uhuuu e que habita a floresta.

Menção Honrosa – 3.º escalão: Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal

Estiveram envolvidas no projeto duas turmas do 1º ano do Curso Técnico de Agropecuária.

 

 

 


 

Desafio: Onde Está o Ecolápis?

O desafio contou com 469 escolas inscritas (num total de 1097 trabalhos), de diferentes graus de ensino, e consistiu na elaboração de uma ilustração de um ambiente aquático (rios e oceanos), onde estava representada e camuflada a personagem Ecolápis.

Menção Honrosa – 1.º escalão: Escola EB1/JI Dois Portos

 

 


Desafio: O Mar Começa Aqui

Entre os trabalhos submetidos e que envolveram 394 escolas de todas as regiões do país. 17 destas sarjetas pintadas foram pintadas por escolas do concelho de Torres Vedras que arrecadaram para o município de Torres Vedras uma das 8 Menções Honrosas atribuídas este ano.

 

 


Nota:
Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo
Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior

 

[Imagens: Eco-escolas
Imagem capa: fundo eco-escolas montagem: Jornal de Mafra]

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