Torres Vedras | Inicio das obras na praça 25 de abril previsto para setembro

LTV

Depois de aprovada a adjudicação da empreitada de “acessibilidade Inclusiva na Praça 25 de Abril”, no passado mês de julho, a autarquia revela que o prazo de execução da obra será entre setembro 2020 e maio de 2021.

P25As obras têm por objetivo “promover a mobilidade suave como modo preferencial de deslocação em contexto urbano e assegurar uma efetiva equidade no acesso e fruição dos espaços e edifícios públicos” e consistem na “eliminação de barreiras arquitetónicas, alargamento de passeios, introdução de rampas, corrimãos e pavimentos confortáveis e relocalização de mobiliário urbano”.

De acordo com a autarquia de Torres Vedras o projeto, no valor de 300 179,74 € (IVA incluído), conta com a “demarcação das zonas de circulação e de atravessamento dos eixos viários com sinalética táctil própria para invisuais. Complementando esta estratégia, prevê-se ainda a instalação de um mapa táctil na Praça 25 de Abril. Este mapa conterá informação gráfica relativa à planta do centro histórico da Cidade, à planta do espaço da Praça da República e aos alçados do Convento de Nossa Senhora da Graça, informação essa que será complementada por legendas e informação adicional em texto corrente e em braille”.

De acordo com o projeto:

O espaço na frente do edifício da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça será transformado numa zona de carácter pedonal, sendo apenas permitida a circulação de transportes públicos de circuito urbano e veículos de emergência. Com a eliminação da zona de estacionamento e dos contentores de resíduos, será criado um espaço livre de barreiras arquitetónicas, com pavimento estruturado para que, através de diferentes texturas, se torne facilmente apreensível para invisuais.

p25aO acesso ao Museu Municipal Leonel Trindade, em funcionamento no Convento de Nossa Senhora da Graça, passará a realizar-se por uma plataforma de entrada com escadas e rampa, que permitirá o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Em torno do Jardim da Graça serão suprimidas bolsas de estacionamento e redesenhados os eixos de circulação viária, criando uma cinta de circulação pedonal. Nos arruamentos a poente e norte do jardim, mantem-se o uso existente, com uma via de circulação de apoio ao hotel, estacionamento e parque de táxis. Na via a nascente da Praça 25 de Abril, a atual bolsa de estacionamento será anulada, sendo criadas zonas de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada, para idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo, para bicicletas e para motociclos e uma zona de paragem de autocarros urbanos, turísticos e de aluguer de apoio ao Museu e à Igreja.

No interior do jardim as intervenções previstas serão pontuais, procurando resolver as questões de mobilidade. Sempre que possível, as escadas serão convertidas em rampas. Nas situações em que o declive existente obriga à manutenção de escadas, estas serão requalificadas, adaptando-se o seu passo às dimensões regulamentares e equipando-as com corrimãos. Nas situações de degraus isolados, será usada a extensão dos braços de acesso em calçada para nivelar o pavimento.

Legenda do mapa
1 – Piso contínuo em torno do jardim

2 – Praça de táxis

3 – Melhoria das condições de acessibilidade ao interior do jardim: Substituição de degraus por rampa/ Colocação de corrimãos/ Correção de obstáculos

4 – Percurso pedonal alargado em torno do jardim, com inclusão de mobiliário urbano

5 – Acesso nivelado ao Museu Municipal Leonel Trindade e à Igreja de Nossa Senhora da Graça

6 – Circulação viária em frente ao Convento apenas para serviços públicos: Bombeiros, Ambulâncias, TUT – Transportes Urbanos de Torres Vedras, Veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU)

7 – Alargamento de passeios e sinalização para pessoas com deficiência visual

8 – Plataforma única sem obstáculos à mobilidade:

Zona de coexistência de peões e automóveis
9 – Estacionamento prioritário: Mobilidade condicionada,Grávidas, Pessoas acompanhantes de crianças de colo
Seniores
10 – Zona de estacionamento de bicicletas

11 – Zona de estacionamento de motas

12 – Paragem de TUT – Transportes Urbanos de Torres Vedras

[Imagens: CMTV]

Leia também