Torres Vedras e as Serras do Socorro e Archeira recebem Certificação de Destinos Verdes

 

A fundação Green Destinations (GD), entidade que dá visibilidade a destinos que promovem a sustentabilidade e o turismo através de diferentes programas, revelou numa cerimónia realizada em Tallin, na Estónia, os vencedores deste ano.

Durante o evento, 13 destinos receberam a Certificação de Destinos Sustentáveis ​​da GD, dentre eles encontram-se Torres Vedras e as Serras do Socorro e Archeira, que receberam as seguintes certificações:

  • Torres Vedras (Portugal) – Prémio QualityCoast Ouro
  • Serras do Socorro e Archeira (Portugal) – Green Destinations Award Platinum

Na cerimónia foram também dados a conhecer os destinos que “apresentaram práticas exemplares de gestão de destinos rumo a um futuro responsável para o turismo, foram reconhecidos pelos seus esforços”, os Green Destinations Top 100.

Se no ano passado a região do Oeste tinha sido um dos vencedores (ver aqui), este ano, Torres Vedras e o projeto do Centro Interpretativo da Reserva Natural Foz Azul é um dos 7 destinos Portugueses no Top 100.

A autarquia de Torres Vedras relembra que “o Concelho hasteia, desde 2009, a bandeira “Quality Coast”, atribuído a destinos que se distingam na sustentabilidade costeira, à beira-mar e na qualidade das praias. Torres Vedras foi um dos primeiros territórios nacionais a exibir este galardão de abrangência europeia”.

Os 7 destinos portugueses que fazem parte do Top 100 deste ano, são:

  • Alto Minho
  • Amarante
  • Braga
  • Castro Daire
  • Lagos
  • Nazaré
  • Torres Vedras

“Esta 9.ª edição gerou uma coleção inspiradora de histórias de boas práticas de destinos resilientes em todo o mundo. (…) Ao contar as suas histórias, as organizações de gestão de destinos podem ser reconhecidas e reconhecidas pelas soluções que implementaram em resposta aos desafios e problemas do turismo sustentável. (…) Todos os destinos selecionados também foram avaliados de acordo com os critérios centrais do Padrão de Destinos Verdes, identificados como os princípios básicos do desempenho de sustentabilidade.” Green Destinations

Em Tallin, na Estónia, a receber os galardões de Torres Vedras esteve a vereadora do Ambiente, Turismo e Sustentabilidade, Dulcineia Ramos.

[Imagem: Green Destinations ]

Leia também