Torres Vedras | A Escola Básica Carlos Bernardes foi inaugurada

ETur

 

Na 6.ª feira foi inaugurada oficialmente a Escola Básica Carlos Bernardes, em Turcifal, escola que entrou em funcionamento no início do ano letivo.

A inauguração oficial ocorreu no dia 11 de fevereiro, dia em que Carlos Bernardes completaria o seu 54.º Aniversário.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de Rafael e Clara Bernardes, familiares de Carlos Bernardes, o presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, João Carlos Caldeira, a diretora do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Rita Sammer, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Isabel Damasceno e foi constituída por descerramento da respetiva placa, bênção do espaço e os habituais discursos.

“A comunidade educativa tem de ser vista como uma família, pois só em família conseguimos ser mais fortes”, Carlos Bernardes, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da construção da escola em 2019.

Isabel Damasceno referiu que a nova escola é “um espaço belíssimo, com umas condições excecionais do ponto de vista físico e também do ponto de vista humano”, lembrando ainda que “Torres Vedras tem sido muitas vezes parceria da CCDR em projetos avançados”.

Laura Rodrigues definiu a nova escola como “uma escola com espaços simultaneamente acolhedores e desafiantes, aptos para um trabalho colaborativo e de inovação pedagógica, essenciais para a formação de jovens cidadãos livres, felizes e solidários”.

A Escola Básica Carlos Bernardes representa um investimento de 2 175 000,01 € e conta com seis salas de aula do 1º ciclo, com capacidade máxima para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 alunos. Aos espaços de ensino juntam-se as seguintes valências: uma sala polivalente, uma sala de ambiente educativo inovador, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, duas salas de trabalho e atendimento, uma biblioteca, uma copa, um refeitório e espaços de recreio coberto e descoberto.

[Imagem: CMTV]

Leia também