Sintra | Convento dos Capuchos recebe Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022

cc

 

Foram ontem revelados, pela Comissão Europeia e a Europa Nostra , os vencedores dos Prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, financiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

cc130 projetos de 18 países europeus foram premiados, entre eles o projeto de restauro do Convento dos Capuchos, em Sintra, na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa.

Sobre o Convento dos Capuchos o Júri dos Prémios referiu: “a sua localização remota e o mau estado de conservação tornou o restauro do Convento dos Capuchos especialmente desafiante. Não obstante, a Parques de Sintra – Monte da Lua levou a cabo um restauro de elevada qualidade que é um exemplo notável para o património humilde e sensível. O convento restaurado estimula o slow cultural tourism, mais sustentável, ao atrair visitantes para monumentos situados numa zona mais alargada de Sintra”.

Sobre o restauro:
Envolvendo uma equipa multidisciplinar, o projeto de restauro, que os visitantes podem conhecer melhor através de uma pequena exposição patente no monumento, focou-se na recuperação de todos os edifícios e dos respetivos cc2elementos decorativos. O processo contemplou a limpeza das características peças em cortiça, profusamente utilizadas no convento para isolamento térmico e como material decorativo e de acabamento. As técnicas tradicionais foram combinadas com soluções inovadoras, como a implementação de um sistema de segurança contra incêndios para prevenir a disseminação de fogos florestais. As condições de acessibilidade foram igualmente melhoradas, através da reabilitação de todos os caminhos e da redução de obstáculos à mobilidade onde tal foi possível.

A intervenção foi integralmente financiada pela Parques de Sintra através das receitas geradas pelos monumentos sob a sua gestão que foram objeto de anteriores projetos de reabilitação. Este modelo económico garante a sustentabilidade da gestão do património cultural confiado à empresa.

A Cerimónia de entrega dos Prémios Europeus do Património Cultural, irá decorrer em Praga, no dia 26 de setembro. Nesta Cerimónia serão anunciados os galardoados com o Grande Prémio e o vencedor do Prémio da Escolha do Público.

[Imagens: PSML]

Leia também