PCP Mafra denuncia “crime ambiental” na Ribeira da Lage (UF de Igreja Nova e Cheleiros)

 

Ontem os militantes da Concelhia de Mafra do PCP visitaram a Ribeira da Lage, na Freguesia de Igreja Nova e Cheleiros, com vista a “verificarem o crime ambiental resultante das descargas efetuadas, na referida ribeira, provocando um cheiro nauseabundo e a sujidade das águas”.

A Ribeira da Lage é um dos afluentes do Rio Lizandro, que percorre várias freguesias do concelho de Mafra e que desagua na Foz do Lizandro. Esta água é utilizada por alguma população para a sua agricultura de subsistência, bem como pelos banhistas na Praia da Foz do Lizandro.

De acordo com o comunicado enviado às redações aqueles militantes comunistas “contactaram com a população com o objetivo de entregarem um documento denominado “Crime ambiental na Ribeira da Lage””.

O PCP de Mafra tem estado a acompanhar a situação das descargas poluentes na Ribeira da Lage e refere que “do seguimento do percurso da Ribeira da Lage, verifica-se que a poluição só existe abaixo da Arrifana”.

O PCP Mafra afirma, que depois de “comunicado às entidades competentes, Junta de Freguesia e SMAS de Mafra, nada se alterou e todos os dias corre água suja,com espuma e com um odor bastante desagradável que aflige a população da aldeia da Lage“.

“Exige-se das autoridades competentes que fiscalizem estes pontos de poluição e tomem acção para a resolução dos mesmos.  Não podemos dizer que somos uma autarquia amiga do ambiente e permitir que certas e d entidades poluam as nossas linhas de água. Num período onde a água é um bem valioso e escasso, há que tomar medidas para que a  mesma seja protegida e valorizada.”, refere ainda o referido comunicado.

(Imagens: PCP Mafra)

Leia também