Palácio Nacional de Mafra integra nova partitura nas suas coleções

 

Em março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra foi palco de um concerto no qual se estreou a peça “Pequeno Concerto para Mafra”, da autoria do consagrado compositor brasileiro João Guilherme Ripper (1).

A peça foi encomendada para a ocasião – em tributo a D. Maria Bárbara de Bragança – e concebida propositadamente para ser tocada no Palácio Nacional de Mafra.

Segundo a DGPC, o “Pequeno Concerto para Mafra” “no primeiro andamento recorda a rota do ouro (“Brasiliae aurum pro gloria regis”), no segundo a própria Princesa compositora (“Sarabanda para a Infanta Maria Bárbara”) e termina com um tributo ao Mestre da Princesa, Domenico Scarlatti (“Variações sobre um tema de Scarlatti”)”.

Para Sérgio Gorjão, Diretor do Palácio Nacional de Mafra “esta peça reveste-se de particular importância histórica, já que a última, encomendada por D. João VI especificamente para o Palácio, foi a missa para solistas, coro e seis órgãos da autoria de Fr. José Marques e Silva, estreada na Real Basílica de Mafra a 4 de outubro de 1825”.

A partitura do “Pequeno concerto para Mafra” foi oferecida ao Palácio e faz agora parte do arquivo da Biblioteca do Palácio.

(1) antigo diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Sala Cecília Meireles, antigo Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro e atual Presidente da Academia Brasileira de Música

 

[Imagem: DGPC]

Leia também