Biblioteca do Palácio de Mafra recebeu concerto de homenagem a Maria Bárbara De Bragança

cbp

 

A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra foi ontem palco de um concerto inserido nas celebrações do Dia Internacional da Mulher, homenageando a princesa Maria Bárbara de Bragança, uma das primeiras mulheres compositoras portuguesas.

A noite de ontem foi ainda de estreia, com a estreia mundial da peça “Concertino para Mafra”, da autoria do consagrado compositor brasileiro João Guilherme Ripper. A peça, encomendada para a ocasião, foi interpretada por João Elias Soares, um dos mais talentosos pianistas da nova geração brasileira, acompanhado por um quinteto de cordas constituído exclusivamente por mulheres: Ana Pereira (1.º violino), Ana Filipa Serrão (2.º violino), Joana Cipriano (viola), Catarina Gonçalves (cello) e Margarida Afonso (contrabaixo).

O programa prosseguiu com obras de compositores do século XVIII, Carlos Seixas e Francisco António de Almeida.

“Composto por três andamentos, este Concertino (pequeno concerto) cria uma releitura contemporânea do ambiente cultural vivido na Corte Portuguesa, e mais tarde também promovido por Dona Maria Bárbara, enquanto Rainha de Espanha.”, refere o Palácio Nacional de Mafra.

O compositor ofereceu o original da composição ao Palácio Nacional de Mafra, documento que ficará depositado no arquivo da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra.

[Imagens: PNM/ montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também