Opinião Política | Roberto Martins [PS] – Analisa as Eleições Legislativas

ROBERTO MARTINS

Opinião Política | Roberto Martins [PS] — Analisa as Eleições Legislativas – Vitória de Pirro   A AD venceu as eleições e todas as vitórias são meritórias. Parabéns à AD e a Luís Montenegro, que deverá ser indigitado Primeiro-Ministro. Dito isto, a vitória de Montenegro é pírrica, curta e acarreta riscos sérios para o panorama político português, agora caído num pântano de onde não se vislumbra saída. Convém lembrar como aqui chegamos. A sete de novembro de 2024 demite-se o Primeiro-Ministro, António Costa, na sequência de um comunicado do Ministério…

Ler mais

Opinião Política | Raquel Simões [IL] – Analisa as Eleições Legislativas

RAQUEL SIMÕEScp

Opinião Política | Raquel Simões [IL] — Analisa os Resultados das Eleições Legislativas   No domingo os portugueses foram chamados a votar e conseguiram a abstenção mais baixa desde 1995. É um valor notável, tendo em conta últimas participações dos portugueses em eleições. A democracia está viva e os portugueses querem dar a sua opinião. O Partido Socialista foi o grande derrotado da noite, passando de uma maioria absoluta para um segundo lugar. Os resultados não permitem uma maioria estável que possa pôr em prática um conjunto de reformas que…

Ler mais

Opinião Política | Ricardo Vicente [PAN] – Balanço possível dos debates…e que comece a campanha de rua

RICARDO VICENTE (2)

Opinião Política | Ricardo Vicente [PAN] — Balanço possível dos debates…e que comece a campanha de rua   Durante 3 semanas tivemos a oportunidade de ver e ouvir uma série de 30 debates televisivos (na data em que escrevo este artigo fica a faltar o debate com todos os partidos com assento parlamentar), nos quais os líderes partidários, com e sem assento parlamentar, se confrontaram, apresentaram as suas propostas, modelos de governação e visões para o futuro do país. Nem sempre o conseguiram, mas o formato definido não ajudou e,…

Ler mais

Opinião Política | Raquel Simões [IL] – Liberalismo precisa-se

RAQUEL SIMÕEScp

Opinião Política | Raquel Simões [IL] — Liberalismo precisa-se   Estamos a poucos dias das eleições e de fazer valer a nossa voz através do voto. Com os debates podemos ficar a conhecer algumas ideias dos partidos (e a falta delas) em algumas áreas importantes. Os debates foram esclarecedores para mostrar quem apenas grita e fala por cima dos outros, por não ter nada útil para acrescentar. O país não ganha com quem fala mais alto, mas sim com quem vai debater ideias. E já percebemos que temos partidos sem…

Ler mais

Opinião Política | Roberto Martins [PS] – Equipas em Confronto

ROBERTO MARTINS

Opinião Política | Roberto Martins [PS] — Equipas em Confronto   Aproxima-se o período oficial de campanha, até ao dia 8 de março, e podemos desde já fazer uma breve análise das principais forças políticas. Comecemos pelo óbvio erro de casting que foi a constituição da AD. Embora se tenha apresentado como “apenas” um dos líderes, Luís Montenegro assumiu o papel de líder único, relegando para o esquecimento, os seus companheiros da AD. Cada vez mais se percebe que a constituição da AD não passou de um golpe publicitário, completamente…

Ler mais

Opinião Política | José Alberto Cardoso [CDU] — Uma vida melhor

JOSE ALBERTO CARDOSO

Opinião Política | José Alberto Cardoso [CDU] — Uma vida melhor   Hoje salientamos as medidas que a CDU propõe e que serão transformadas em propostas a apresentar à Assembleia da República.   Aumento geral dos salários. Valorização das carreiras e profissões. Aumento do SMN para 1000 euros em 2024. Revogação das normas gravosas da legislação laboral. Redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais. Combate à precariedade assegurando que a um posto de trabalho permanente, corresponda um contrato efectivo. Revogação do injusto sistema de avaliação na Administração…

Ler mais

Opinião Política | Ricardo Vicente [PAN] – Que modelo de sociedade queremos?

RICARDO VICENTE (2)

Opinião Política | Ricardo Vicente [PAN] — Que modelo de sociedade queremos?   As próximas eleições de 10 de março são mais uma oportunidade, entre tantas já perdidas, para definir quem estará mais preparado para resolver o grande desafio que a humanidade enfrenta. As alterações climáticas!! Segundo a última edição do Relatório de Riscos Globais (2024), lançado pelo World Economic Forum, 5 dos 10 principais riscos nos próximos 10 anos estão relacionados com questões ambientais. Eventos climáticos extremos, mudança crítica nos sistemas terrestres, perda de biodiversidade, colapso dos ecossistemas, escassez…

Ler mais

Opinião Política | Raquel Simões [IL] – O Estado na educação

RAQUEL SIMÕEScp

Opinião Política | Raquel Simões [IL] – O Estado na educação   Tal como tantas outras áreas fundamentais em Portugal, a educação já teve melhores dias. Estamos em fevereiro e ainda há turmas sem professores a todas as disciplinas. Todos os dias faltam em média 11 mil professores nas escolas portuguesas, o que afeta cerca de 5 mil turmas diariamente. Nos resultados do PISA de 2022, os alunos portugueses tiveram piores resultados a Matemática, na leitura e em Ciências, quando comparados com os dados de 2018. Os nossos alunos ainda…

Ler mais

Opinião Política | Nuno Almeida Carvalho [CH] – Está na hora de perder o medo de mudança

NUNO ALMEIDA CARVALHO

Opinião Política | Nuno Almeida Carvalho [CH] – Está na hora de perder o medo de mudança   Da Região Autónoma dos Açores vieram os primeiros indicadores de um provável desfecho das legislativas que se aproximam. Bem sabemos que o contexto é outro, que a realidade é diferente, mas não podemos deixar de constatar que o CHEGA viu aumentar a sua representatividade em 150%. Sim, passou de 2 para 5 deputados regionais. Se me perguntam se eu esperava tal resultado, a resposta é sim. Não tive o prazer de me…

Ler mais

Opinião Política | Roberto Martins [PS] – Governabilidade ou Pântano

ROBERTO MARTINS

Opinião Política | Roberto Martins [PS] – Governabilidade ou Pântano   As eleições do passado domingo, nos Açores, deram uma clara vitória à Aliança Democrática. Parabéns aos vencedores que, com quarenta e dois por cento, e vinte e seis deputados eleitos, ficaram perto da maioria absoluta. Uma vitória é sempre digna de ser parabenizada, mas agora, convém analisar os números. Com vinte e seis deputados eleitos, a AD não tem maioria absoluta, vendo-se obrigada a procurar apoios e a fazer acordos que garantam a governabilidade dos Açores. Em segundo lugar,…

Ler mais