Opinião Política | Raquel Simões [IL] – SUA Saúde

RAQUEL SIMÕEScp

Opinião Política | Raquel Simões [IL] – SUA Saúde

 

A saúde está tão mal que uma urgência aberta ao fim de semana é notícia. Há falta de médicos, enfermeiros e de meios básicos, como luvas descartáveis, agulhas e papel.

O fim das parcerias público-privadas piorou a nossa saúde e a nossa carteira. Nunca o Estado gastou tanto em saúde como agora, mas tal não se traduziu numa melhoria dos cuidados prestados. Não adianta deitar dinheiro para cima dos problemas. É necessário reformar a saúde e precisamos de todos: dos meios públicos, sociais e privados. Os portugueses pagam a saúde a preço de ouro: através dos seus impostos e, aqueles que podem, através do pagamento de um seguro de saúde porque o SNS não consegue dar resposta atempadamente aos seus problemas. O partido socialista é o grande amigo dos seguros privados: nunca tantos portugueses tiveram seguro de saúde em Portugal.

A iniciativa liberal propõe um sistema (SUA Sáude) que dê resposta às necessidades dos portugueses e para tal é necessária uma reforma estrutural. Essa reforma irá garantir que todos os portugueses, sem exceção, tenham acesso aos cuidados de saúde necessários. Não queremos acabar com o SNS, pelo contrário. Queremos que a saúde tenha vários prestadores, concorrentes entre si, e que o cidadão possa escolher onde quer ter a sua consulta, cirurgia ou urgência. Existirão vários subsistemas de saúde, um deles público, o SNS, e ninguém ficará de fora. Todos têm direito à saúde, algo que está em risco nos dias de hoje, com mais de 1 milhão e 700 mil pessoas sem médico de família, listas de espera intermináveis para consultas de especialidade ou cirurgias e grávidas que não sabem se terão as maternidades abertas no dia do parto. Com o sistema SUA Saúde está garantido o acesso universal a serviços de saúde de qualidade, com liberdade de escolha.

Não tenhamos medo de mudar. Portugal merece mais.

As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade exclusiva do autor

Leia também