Mafra | Ministro da Administração Interna entregou hoje 38 novas viaturas à GNR [com imagens]

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Ministro entregou hoje 38 novas viaturas à Guarda Nacional Republicana em Mafra

 

Decorreu esta manhã no Terreiro D. João V, em Mafra, a cerimónia de entrega de 38 viaturas à Guarda Nacional Republicana (GNR).

O Comandante-Geral da GNR referiu que este ano foram já entregues 286 viaturas afetas a diferentes áreas e especialidades, com vista à renovação da frota automóvel colocada à disposição da guarda.

As 38 viaturas hoje entregues destinam-se a potenciar a capacidade operacional no vetor da mobilidade vão reforçar os domínios do patrulhamento geral, da investigação criminal, da proteção da natureza e do ambiente, das operações especiais e honras de estado, representando um investimento de cerca de 944 mil euros, indo integrar postos de Norte a Sul do Pais, nomeadamente, Viana do Castelo, Castelo Branco, Santarém e Faro.

A Câmara de Mafra cedeu também 3 viaturas aos serviços dos programas especiais da GNR (escola segura, comercio seguro, idosos em segurança e turismo seguro).

O município de Mafra foi aquele que, na área metropolitana de Lisboa, nos últimos 5 anos, teve um maior crescimento percentual da sua população, sendo “zona de residência crescente para dezenas de milhares de cidadãos, é uma zona de turismo, e é uma zona marcada ainda hoje por uma significativa dimensão de ruralidade”, assim, “faz todo o sentido afirmar as características especificas da importância da segurança e do papel da GNR”, referiu o ministro Eduardo Cabrita.

A GNR é uma força de proximidade presente em mais de 90% do território nacional, que contribuiu para a redução da criminalidade em 26% nos últimos 3 anos, 9% no último ano. A GNR tem ainda um papel importante em projetos como a “escola segura, no apoio aos idosos isolados que precisam de uma voz próxima, na garantia de segurança a quem visita este convento ou a quem faz surf na Ericeira ao longo de todo o ano”, referiu ainda o ministro, acrescentando que a colaboração entre o ministério e a autarquia de Mafra permitiu realizar um programa de analise das necessidades das infraestruturas da guarda no concelho, tendo levado já à inauguração “de uma das mais magnificas instalações da guarda a nível nacional, na Ericeira”.

A Cerimónia de reforço da capacidade operacional da GNR presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, do Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Luís Francisco Botelho Miguel, entre outras entidades.

O ministro terminou a sua intervenção desejando “as maiores felicidades na utilização destes novos equipamentos. Aos Mafrenses, que esta terra, que este concelho, continuem a ser atrativos por tudo aquilo que tem, mas também pela imagem de segurança que devem ostenta. A todos a certeza que a guarda estará connosco como sempre pela Lei e pela Grei.”

Leia também