Mafra | Coroação Pontifícia de Nossa Senhora da Soledade” na Basílica de Mafra

sl

 

Decorre este fim de semana em Mafra, o IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades, entidades ligadas à igreja católica. O evento termina com a coroação canónica da imagem de Nossa Senhora da Soledade da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, a cargo do enviado do Papa Francisco, o cardeal português, José Tolentino Mendonça (saber mais).

As cerimónias contam com dois momentos religiosos, as “vésperas solenes” e a missa da coroação.

As “vésperas solenes” estão agendadas para sábado, 16 de setembro, às 18h45, estando a componente musical do evento, a cargo da “Capella de S. Vicente”, envolvendo os seis órgãos da basílica e o carrilhão.

A Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra” refere que a parte musical incluirá, para além de canto gregoriano e cânticos litúrgicos em português, “a primeira execução moderna do Magnificat de Marcos Portugal, até agora inédito na biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, e a estreia absoluta do Deo Gratias de João Vaz”. Acrescentando que “todos os fiéis e devotos de Nossa Senhora da Soledade estão convidados para assistir a esta cerimónia que antecede a coroação pontifícia e vão ser ouvidos os 6 órgãos da basílica, cantores, carrilhão, clarins da Fanfarra do Exército, música que não se ouve desde o tempo de D. João VI, uma celebração única e irrepetível”.

No dia seguinte, 17 de setembro, às 11h00, ocorre a missa da coroação, que será presidida pelo cardeal José Tolentino Mendonça.

Na cerimónia da coroação pontifícia estarão presentes cinco peças que foram alvo intervenção de conservação e restauro, 2 casulas, 2 almofadas e um baldaquino (saber mais).

O acesso é de entrada livre, mas limitado à capacidade do espaço e sem reserva previa.

O Papa Francisco concedeu, por decreto, à Irmandade do Santíssimo de Mafra, a coroação canónica da sua imagem de Nossa Senhora da Soledade” em dezembro de 2020 (saber mais).

Leia também