Mafra | Conheça a arquitetura do Arquivo Nacional do Som

Arquivo Nacional do Som

Views: 0

Já é conhecido o projeto de arquitetura para o Arquivo Nacional do Som

 

Foi esta manhã apresentado em Mafra, o vencedor do concurso público de arquitetura para a conceção do projeto das instalações do Arquivo Nacional do Som.

O júri do concurso público escolheu o Atelier Carvalho Araújo como vencedor, “por ser aquela que de forma mais inovadora responde a um caderno de encargos com elevadas exigências técnicas e se inscreve exemplarmente no território, situado nas proximidades do Real Edifício de Mafra, inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO”.

Na cerimónia, presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro, que decorreu no Palácio Nacional de Mafra foi apresentado o projeto das futuras instalações do Arquivo Nacional do Som, considerado pelos arquitetos como uma “caixa-forte de um património inestimável”.

Arquivo Nacional do SomO Arquivo Nacional do Som será instalado num edifício com cinco pisos:

  • piso enterrado com a entrada e zonas de serviço
  • piso aberto para infraestruturas técnicas
  • piso de entrada com os escritórios e as zonas de maior interação com visitantes
  • piso dos laboratórios de áudio
  • piso onde se localizam os depósitos.

Este novo edifício, a construir na Rua Coronel Vítor Alves, em Mafra, (ver artigo do Jornal de Mafra) acolherá o laboratório de conservação, laboratórios de áudio e depósitos de suportes de som.

Para além da construção do edifício, o projeto contempla ainda “o arranjo do espaço envolvente para uma utilização pública e uma futura, eventual, expansão do edifício do Arquivo”.

A construção do edifício será financiada integralmente pela Europa através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num valor total de 4,5 milhões de euros. Estando ainda prevista a aquisição de parte substancial do equipamento, também através do PRR, num valor de 2 milhões de euros.

 

[Imagens: do projeto / Montagem de capa: Jornal de Mafra]

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário