O Concelho de Mafra conta com três corpos de bombeiros – Ericeira, Mafra e Malveira.
De acordo com a autarquia, os serviços prestados por estas associações “compreendem não só o apoio em situação de catástrofe e o combate a incêndios, mas também o transporte de doentes” sendo que com a pandemia “a receita deste último serviço veio continuamente a diminuir” provocando desequilíbrios financeiros. Ainda segundo a autarquia, esta situação “tende a agravar-se face ao novo protocolo de transporte de doentes realizado com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”.
Deste modo, foi à última reunião de câmara a aprovação de atribuição de um apoio financeiro extraordinário no valor de 450.000 € repartido de igual modo pelos três corpos de bombeiros voluntários do concelho.
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Vila da Ericeira: 150.000 €.
– 50.000 € destinados a despesas de Grandes Reparações e recondicionamento a efetuar nas viaturas de socorro e transporte de doentes – “viaturas, que embora não tenham muitos anos de matrícula, apresentam, no entanto, um elevado número de quilómetros, mostrando-se agora necessário, útil e inadiável, proceder ao seu recondicionamento através de uma Grande Reparação”
– 100.000 € para despesas correntes de apoio à tesouraria.
………………………………… - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mafra: 150.000 €.
Desde o ano da sua construção do seu novo edifício que esta associação se depara com o fato de ter de parquear várias viaturas da sua frota na rua “o que traz diversos constrangimentos, tanto a nível da conservação dos mesmos, bem como do conforto para os utentes transportados”. O financiamento agora doado pela autarquia destina-se à construção de duas garagens – de acordo com os Bombeiros de Mafra o orçamento desta obra ascende os 500.000 mil euros.
………………………………… - Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Malveira: 150.000€.
– 70.000 € destinam-se à reparação do Veículo de Socorro e Assistência Especial, viatura essencial para o auxílio a acidentes rodoviários
– 21.000 € destinam-se à aquisição de um novo veículo ABTM 13 dado que o anterior “sofreu um grave acidente que inviabilizou a sua recuperação”
– 60.000 € destinam-se a apoiar a liquidação do Empréstimo a curto prazo realizado por esta Associação em junho de 2021 “para proporcionar liquidez à Associação”.
Tendo uma função social estruturante na segurança pública e no apoio às populações, as associações de bombeiros não têm condições de autonomia financeira, recorrendo com muita frequência a subsídios públicos e, por outro lado, são geridas por elementos ligados à estrutura política da autarquia.