José Fanha esteve hoje na Escola José Saramago

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

José Fanha esteve hoje na Escola José Saramago

Uma turma do 10º ano e alguns alunos de Erasmus da Escola Secundária José Saramago tiveram hoje a oportunidade de se encontrarem com o escritor José Fanha.

José Fanha é um escritor português, residente na Malveira, que foi recentemente distinguido pela Câmara de Mafra com um evento destinado a comemorar os seus “50 anos de poesia às costas“. A sua prosa está especialmente virada para a literatura infanto-juvenil, e a sua poesia tem sido feita canção, feita de protesto e feita de intervenção.

Este encontro entre o poeta e os alunos do secundário inseriu-se num dos projetos de Erasmus, que a Escola Secundaria José Saramago está a desenvolver durante este ano letivo, tendo permitido aos alunos um contacto, na primeira pessoa, com alguém que atravessou os anos 70 do século passado, antes do 25 de abril de 1974, sempre com um olhar ativo e crítico, e que desde então, se empenhou politica e culturalmente, utilizando a sua voz enquanto de clamador e a sua pena enquanto poeta.

Falou-se de Salazar, de analfabetismo e de pobreza, tendo José Fanha tentado abrir aos alunos, uma visão para os tempos da ditadura, focando-se nas atividades de resistência e de protesto, nomeadamente, na sua expressão artística, musical e literária, que marcaram o fim do Estado Novo, e uma parte da primeira fase da democracia portuguesa.

Antes deste evento, decorreu na escola um simulacro/exercício organizado pela Proteção Civil Municipal. Este tipo de simulacro realiza-se todos os anos, destinando-se sobretudo aos alunos, professores e funcionários que só este ano chegaram à escola. A este propósito, não podemos deixar de referir algumas informações que nos chegaram, que não foi possível confirmar, que davam conta de alguma indignação por, alegadamente, este exercício ter deixado de fora “os alunos com mobilidade reduzida”.

Leia também

One Thought to “José Fanha esteve hoje na Escola José Saramago”

  1. Ghxjdj

    Mais uns quantos doutrinados

Comments are closed.