Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa apresentou os projetos para a nova Baixa-Lisboa, inseridos na iniciativa Lisboa Capital Verde e no programa de Zona de Emissões Reduzidas de Lisboa (ZER).
Estas alterações constituirão uma mudança radical na forma como se olha para a emblemática Baixa da Capital. Passeios mais amplos, mais ciclovias, menos faixas de rodagem e lugares de estacionamento e com mais ruas só para peões.
Já a partir do início de junho só poderão circular naqueles espaços, veículos de moradores, de lojistas, de transportes públicos, de serviços públicos essenciais, de transporte de menores para escolas, quadrículas e triciclos para atividade turística, serviços regulares de transporte turístico, todos os veículos elétricos, viaturas de deficientes e motas.
Nestas circunstâncias, como não poderia deixar de ser, em junho, com o arranque das obras, passará a haver fortes restrições à circulação de viaturas naquelas áreas, avaliando-se em cerca de 40 000 o número de veículos que deixarão de circular, representando uma redução de 60 mil toneladas de CO2 e uma importante redução de todos os gases de escape.
Em termos de circulação viária que alterações irão ocorrer?
Avenida da Liberdade:
- Reposição do modelo original de circulação ascendente/descendente nas laterais;
- Mais espaço para passeios e pavimentos;
- Redução drástica do número de lugares de estacionamento disponíveis;
- O corredor central entre os Restauradores e a Rua Barata Salgueiro será reduzido de uma via;
- Novo passeio público entre os Restauradores e a Praça da Alegria.
Avenida Almirante Reis:
- Nova ciclovia para acesso à Baixa, entre a Praça do Chile e o Martim Moniz;
- Requalificação da praça do Martim Moniz e da Praça da Figueira.
Baixa-Chiado:
- Acesso exclusivo a veículos autorizados, entre as 6h30 e as 00h00;
- Acesso garantido a moradores, comerciantes, cuidadores, detentores de estacionamento e garagens, veículos elétricos e motociclos;
- Redução dos lugares de estacionamento na Rua dos Fanqueiros e da Madalena;
- Estacionamento na rua, só para residentes e cuidadores;
- Reforço dos transportes públicos;
- Ligações para veículos cicláveis, entre o eixo central e a zona ribeirinha;
- Nova ligação 100% elétrica entre o Marquês de Pombal e a Praça do Comércio;
- Duplicação da frequência de transportes da Carris, durante a madrugada;
- Rua Nova do Almada, Rua Garrett, Largo do Chiado, passarão a ser exclusivamente pedonais.