Iniciou-se hoje a Época Balnear 2020 em alguma praias do nosso pais

A Época Balnear 2020 iniciou-se hoje nas praias costeiras e de transição dos concelhos de Almada, Cascais e Nazaré (apenas praia da Nazaré) e em todos os concelhos do Algarve. Nos concelhos de Mafra e Sintra terá inicio no próximo  dia 15 de junho e no concelho de Torres Vedras iniciar-se-à no dia 27 de junho.

Este ano, no atual contexto da pandemia por COVID-19, foram definidas regras para a utilização das praias, de modo a não colocar em risco a estratégia adotada no controlo da pandemia e permitir que todos possam ir à praia em segurança. Foram ainda impostos limites máximos de ocupação das praias.

A aplicação móvel “info praia” foi desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para disponibilizar informação atualizada sobre as praias e este ano disponibiliza ainda o estado de ocupação de cada praia.

  • Verde: ocupação baixa, que corresponde a uma utilização até um terço
  • Amarelo: ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre um terço e dois terços
  • Vermelho: ocupação plena

 

A APA relembra os utentes destes espaços que “é importante que sejam utilizadas as seguintes boas práticas para uma ida à praia em segurança:

· Antes da praia: verificar a afluência às praias próximas, consultando a app InfoPraia, preferindo as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade;

· Quando se verificar um nível elevado de ocupação não arriscar deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança;

· Nos acessos à praia: usar calçado, circular sempre pela direita e seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo;

 

· Na praia: preservar a distância de segurança de 1,5 metros aos outros utentes, na praia, à beira-mar e no banho;

 

· Na praia: é proibida a prática de desportos de grupo (jogar à bola, raquetes, vólei, …).

 

· No bar da praia, instalações sanitárias: usar calçado, desinfetar as mãos e manter a distância de segurança;

· Na saída da praia: não deixar resíduos nem beatas na praia devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados).

 

 

Seja um agente de saúde pública.

 

O novo Coronavírus pode ser contraído por contato direto através da exposição de secreções respiratórias (tosse e espirros) de uma pessoa infetada, e por contacto indireto, através de gotículas expelidas para as superfícies. Na ida à praia, o risco mantém-se, pelo que as medidas definidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS). tais como o distanciamento físico, a higiene frequente das mãos, a etiqueta respiratória, a limpeza e higienização dos espaços e a utilização de máscara e viseira, quando tal se revele necessário e adequado, são para ser cumpridas nas praias.

 

Leia também