Hoje é Dia Internacional da Proteção Civil

DPC scaled

Assinala-se hoje, 1 de março, o Dia Internacional da Proteção Civil. A escolha recaiu sobre este dia, por se tratar da data em que entrou em vigor a Constituição da Organização Internacional de Proteção Civil.

“Em Portugal e no mundo, o propósito da comemoração da data é o de sensibilizar os vários países do mundo2 para a importância da proteção civil, prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas”.

O tema escolhido este ano pela Organização Internacional de Proteção Civil para este dia, foi: “Civil Defence and First Aider in every Home”.
Tema que pretende “sublinhar o papel fundamental que um cidadão bem preparado desempenha em caso de emergência ou ocorrência de catástrofe, destacando o papel ativo que os cidadãos podem e devem ter na sua proteção e na segurança coletiva. (…) Um cidadão consciente dos riscos e dos contributos que pode dar para os evitar ou para atenuar as suas consequências é, por princípio, um agente ativo de proteção civil, desempenhando um papel fundamental no sistema”.

A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

De sublinhar, que neste dia internacional, a página da Proteção Civil portuguesa encontra-se em baixo e há alguns dias que apresenta um comportamento errático.

 

[Imagem: GNR]

Leia também