Futebol | 80% da SAD do CD Mafra vendida a empresa Dinamarquesa

 

O Clube Desportivo de Mafra informou hoje, dia 15 de agosto, que a empresa dinamarquesa Hearthland é a nova acionista maioritária do clube depois de ter comprado as ações de Matthew Benham no FC Midtjylland, tornando-se assim, o acionista majoritário.

De acordo com o comunicado emitido pelo CD Mafra, José Cristo, atual presidente do clube, continuará no cargo de presidente e administrador da SAD.

Segundo o CD Mafra a empresa dinamarquesa Hearthland adquiriu também a maioria das ações do clube de futebol dinamarquês FC Midtjylland, clube com quem o Mafra estabeleceu parceria em 2022 e com o qual em junho deste ano estabeleceu a parceria “há muito procurada” (ver aqui).

José Cristo afirmou estar confiante de que “a nova direção tornará o nosso clube mais forte agora e no longo prazo”, fornecendo “um enorme know-how e capital, permitindo-nos investir na nossa organização e aumentar o nosso orçamento para jogadores”.

O ainda presidente do clube acrescenta ainda que “a Dinamarca é conhecida pelo seu forte desenvolvimento de talentos, com muitos jogadores nas principais ligas europeias e uma seleção nacional competitiva”. E que o Mafra já identificou “talentos do FC Midtjylland”, que trouxe neste verão para a equipa mafrense.

A venda das ações irá melhorar a “situação competitiva” e reforçar o “ambiente de desenvolvimento” do clube que “com a nova organização desportiva e a partilha de conhecimento” permitirá ao Mafra “a oportunidade de dar os próximos passos” afirmou ainda José Cristo,

Desde outubro do ano passado que começaram a surgir notícias (ver aqui) de que o clube Dinamarquês, FC Midtjylland, estaria interessado na aquisição do Clube Desportivo de Mafra, agora ambos os clubes acabaram comprados.

Na sua página, o FC Midtjylland revela que “A HEARTLAND comprou as ações de Matthew Benham no FC Midtjylland e assim se tornou o acionista maioritário. O acesso às SmartOdds será mantido e, ao mesmo tempo, a configuração desportiva será reforçada com a compra do CD Mafra e do futebol feminino a partir do verão de 2024“.

Relativamente a compras de clubes, no mesmo comunicado que revela a mudança de propriedade do clube dinamarquês, afirma-se que “Não é incomum sermos proprietários de outros clubes. Nos últimos nove anos, tivemos uma colaboração estreita, inspiradora e frutífera com Brentford, que formou um terreno fértil para criar um ambiente competitivo e de desenvolvimento ainda mais forte para ambas as partes“.

A compra do FC Midtjylland e do CD Mafra pelo HEARTLAND dá a ambos os clubes a oportunidade de acelerar o desenvolvimento individual e desportivo. Permite uma configuração desportiva mais forte e, para nós, será fundamental na ambição de chegar ao topo europeu” afirmou Claus Steinlein, diretor administrativo do clube da superliga FC Midtjylland.

O negócio está ainda sujeito à aprovação das autoridades competentes.

 

[Imagem: CDM]

Leia também