Feriado do Corpo de Deus

Corpo de Deus

Feriado do Corpo de Deus

 

O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira.

A data ocorre na 2.ª quinta-feira a seguir ao domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho.

Enquanto o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é celebrado 60 dias depois.

A origem dessa celebração remonta ao século XIII, quando uma freira belga teve visões em que Deus demonstrou o desejo de comemorar a Eucaristia.

Inicialmente, essa celebração ocorria apenas na Bélgica, mas em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo.

Segundo a história, um padre que não acreditava fielmente na transubstanciação (momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus) presenciou sangue a escorrer de uma hóstia, fato que comunicou ao Papa. Em sequência a esse evento, a data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264 e promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.

Este foi um dos feriados eliminado pelo Governo Português em 2012, o mesmo foi posteriormente restaurado como feriado nacional em 2016.

Em várias localidades do país, realizam-se procissões e festas religiosas nesse dia. As ruas são decoradas com flores, e em algumas localidades, tapetes florais são colocados no chão para a procissão passar. Além disso, é comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens no Dia do Corpo de Deus.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário