Época Balnear 2024 arranca hoje nas praias do concelho de Mafra – Conheça a classificação das praias

praias

Época Balnear 2024 arranca hoje no concelho de Mafra – Conheça a classificação das praias

 

A Época Balnear arrancou hoje, 15 de junho, nas praias do concelho de Mafra e irá durar 3 meses, até 15 de setembro.

Ao longo dos 11 quilómetros de costa, o Concelho de Mafra soma 12 praias: Calada, São Lourenço, Coxos, Ribeira d’Ilhas, Empa, Matadouro, São Sebastião, Algodio, Pescadores, Sul, Foz do Lizandro (mar e rio) e São Julião.

Das 12 praias, apenas 8 estão identificadas como águas balneares costeiras e de transição para a esta época balnear. São elas:

Praias Mafra 2024

A Praia dos coxos mantém a classificação de “Praia de uso limitado (*)”.

Este ano, a praia da Foz Lizandro (Rio) volta a estar qualificada como praia de banhos nas águas balneares interiores, depois de no ano passado ter ficado de fora à data da publicação da portaria, por não estar assegurada a assistência a banhistas.

Este ano os concelhos de Albufeira, Mafra, Óbidos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António deixaram de estar representados na lista das praias Zero Poluição.

Uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

 

(*) Uma praia é classificada “de uso limitado” quando, em situação de maré-alta, a maior parte do areal fica ocupada pela área de risco das arribas. A área de risco é aquela que seria afetada por resíduos de rochas ou queda de blocos se houvesse um desmoronamento.

[Imagem de arquivo]

Partilhe o Artigo

Leia também