Doente só é assistida 4 horas depois de andar de ambulância de hospital em hospital

 

Na passada 6.ª feira, 10 de março, uma mulher de 59 anos, fez 190 km e andou 4h22 de ambulância, de um hospital em hospital – passou por 3 hospitais – até ser atendida.

Segundo o jornal Notícias de Coimbra, os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha foram acionados pelo Centro Orientador de Doentes Urgentes (CODU) de Coimbra às 12h52, para prestar socorro a uma vítima desorientada.

A Urgência de Medicina Interna das Caldas da Rainha esteve encerrada entre as 8h da manhã desta sexta-feira e as 8h da manhã de sábado, pelo que os bombeiros saíram de casa da doente pelas 13h46 com indicação de a levarem para o Hospital de Torres Vedras. Em Torres Vedras a doente não foi aceite porque não era da área de residência servida pela unidade de saúde.

Por indicação do CODU, a doente foi então encaminhada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde também não foi aceite, porque segundo aquele hospital, tratar-se-ia de um caso social.

Às 18h08, a paciente foi finalmente atendida no Hospital das Caldas da Rainha.

Ao fim de 4h22 de viagem de hospital em hospital, num total de 190 km, a doente foi atendida no Hospital ao qual pertencia e deveria ter sido assistida de início, seriam menos 150 km de viagem e mais de 4 horas de espera.

 

Leia também