Crónica de Alice Vieira | O que se aprende

Alice Vieira

O que se aprende
Por Alice Vieira

 

Estes últimos tempos têm-nos dado a volta à cabeça.

Às vezes acordamos e começamos logo a pensar “que será que hoje vai acontecer?!” E quando não acontece nada de estranho até ficamos admirados.

Aqui há dias tivemos um tornado em Beja! Imaginem! Um tornado! E em Beja! Mas acho que até ninguém ficou admirado… Já estamos por tudo…

E já que falo em Beja, deixo aqui uma história muito antiga, mas pode ser que haja alguém que ainda não a conheça.

Dois gatunos, que viviam em Beja, estavam a roubar uma casa . A polícia passou por lá nesse momento, viu-os, disparou contra eles, eles morrem e, claro, foram direitinhos para o Inferno, e metidos num caldeirão de água a ferver.

E diz um para o outro:

“Se isto aqui está assim quente, como não estará em Beja!”

Pois. Ora um tornado, ora um calor de endoidecer. Possivelmente para não nos acostumarmos nem a um nem a outro.

Aqui pela Ericeira—para sermos originais—está um friozinho que me fez vir para casa mais cedo, chovia até aí há cinco minutos, mas agora faz sol. Espero que se mantenha assim, porque daqui a pouco são inauguradas as novas instalações da nossa Universidade Sénior e eu quero lá estar.

Se há coisa de que nos podemos (e devemos) gabar aqui na Ericeira é da nossa Universidade Sénior.  Por todos os cursos que lá se dão, pela qualidade dos professores, pela quantidade de alunos que a frequentam (e que nunca faltam!) e agora também pelas instalações.

E aprendemos com todos os que lá vão falar!

Eu pertenço a esse  grupo — e o tema que me deram não podia ser mais do meu agrado: “Ver e Contar”. Ou seja, posso falar do que me apetecer na altura.. Amanhã é meu dia de lá estar e acho que vou levar uma das minhas Bíblias (faço colecção de Bíblias, não  sei se sabiam…) e vai ser uma alegria.

É uma bíblia que eu comprei há alguns anos na Universidade de Berkley, nos Estados Unidos, e que tem por título “A Bíblia: só as partes giras, sem as partes chatas” (“without all the boring bits” ) E o que a gente aprende naquela Bíblia! Por exemplo: quando se fala em “a leste do paraíso”—em rodapé vem logo os filmes que se fizeram com esse titulo, os livros que se escreveram, etc. …

Ou seja: estamos sempre, sempre a aprender.


Alice Vieira


Alice Vieira
Trabalhou no “Diário de Lisboa”, no“Diário Popular” e “Diário de Notícias”, na revista “Activa” e no “Jornal de Notícias”.
Atualmente colabora com a revista “Audácia”, e com o “Jornal de Mafra”.
Publica também poesia, sendo considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil.

Pode ler (aqui) as restantes crónicas de Alice Vieira


 

Partilhe o Artigo

Leia também

Comentário