Covid-19 | Há 285 (44 em lares de idosos) surtos ativos no nosso país

Na conferência de imprensa de ontem sobre o ponto de situação do País em relação à covid-19, a Ministra da Saúde revelou que existiam naquele momento 285 surtos ativos.
Estes surtos estão assim divididos:

  • 129 na região Norte
  • 27 na região Centro
  • 90 na região de Lisboa e Vale do Tejo
  • 15 na do Alentejo
  • 24 na região do Algarve

 

Destes surtos 44 surtos são em estruturas residenciais para idosos (17 no Norte, 2 no Centro, 23 em Lisboa e Vale do Tejo e 2 no Alentejo) sendo 74 as unidades afetadas, encontrando-se  705 utentes infetados, das quais 114 se encontram internadas.

É considerado como surto, toda a situação em que existe mais de dois casos com link, isto é ligação epidemiológica detetada. Um surto apenas é dado como extinto quando passarem 28 dias sem novos casos.

Nos concelhos de Mafra e Torres Vedras existem 3 surtos identificados:

  • Um destes surtos é o que se registou no Ericeira Domus, onde foram realizados 149 testes, dos quais resultaram 20 casos positivos, sendo 13 residentes e 7 funcionários.
    Entre os doentes deste surto encontra-se o Cónego Armindo Garcia que segundo as últimas noticias divulgadas, esta semana pela paroquia da Ericeira nas redes sociais “saiu dos cuidados intensivos! Ele continua ainda no hospital, mas já com telemóvel e muito conversador e interessado em saber novidades!”

 

  • Outro dos surtos ocorreu no Lar do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras, tendo sido detetado a 3 de agosto. Este surto que chegou a ter 87 casos ativos, de acordo com os últimos dados disponibilizados, terá 15 casos ativos, havendo, 7 óbitos a lamentar.

 

  • O surto mais recente foi identificado no concelho de Torres Vedras e está associados a um local de culto religioso, a Igreja Cristã Evangélica de Torres Vedras, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.
    Segundo os dados divulgados esta manhã este surto apresenta 26 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.
    De acordo com uma publicação das redes sociais da igreja, o 1º caso terá sido confirmado na passada 2ª feira, dia 14 de setembro.

 

 

Leia também