Covid-19 | A maioria dos surtos existente no País são causados pelos “encontros das famílias”

Rui Portugal, subdiretor geral da saúde, referiu ontem que os surtos existentes têm neste momento uma base de cariz familiar, o que significa que “são os encontros das famílias”. O subdiretor apelou a que as famílias “apesar de serem da mesma família e terem os mesmos apelidos, perceberem que se estiverem em núcleos diferentes podem de fato ocorrem riscos de contágio de um dos núcleos para outros núcleos da mesma família”, devendo por isso as famílias seguir as regras sociais.

Já os comportamentos dos mais jovens são particularmente importantes e relevantes para proteger as diferentes gerações de pessoas com que contactam diariamente.

Nesta fase e sobretudo no Verão e bom relembrar: “muita e muita atenção em relação ao risco que ocorre em ajuntamentos de caráter mais social, para todas as gerações do País”. É tão relevante as pessoas socializarem, tenham uma idade mais avançada ou se sendo mais novos, “todos eles naturalmente querem socializar” e todos querem participar em ajuntamentos de caráter social e em festas, assumindo assim muitos riscos. Rui Portugal referiu que “é o que esta a acontecer particularmente no Algarve”, apelando a um comportamento responsável por parte de todos.

Neste momento, as situações em termos laborais encontram-se “num segundo plano” pelo que, não preocupam a DGS da mesma forma que preocupavam, mas continuam sob vigilância.


O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham


Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!


Leia também