Consumo de álcool em Portugal é o mais elevado entre países lusófonos

Alccol

Consumo de álcool em Portugal é o mais elevado entre países lusófonos

 

Segundo o último relatório sobre a situação global no que diz respeito ao consumo de álcool, seus efeitos na saúde humana e tratamento de transtornos por uso de substâncias, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool mata quase 3 milhões de pessoas ao ano.

Proporcionalmente, no que concerne ao total de litros de álcool consumidos a cada ano por pessoa, Portugal lidera entre países lusófonos.

O vinho lidera a preferência dos portugueses, segue-se a cerveja, as bebidas espirituosas e outro tipo de bebidas (3,7 litros).

43,7% dos portugueses consomem álcool em excesso esporadicamente, sendo na sua maioria, indivíduos do sexo masculino.

66% dos jovens entre 15 e 19 anos são consumidores de álcool, sendo que 41,3% apenas consomem álcool esporadicamente.

Em 2019, em todo o mundo, cerca de 2,6 milhões de mortes foram atribuídas ao consumo de álcool e quase três quartos dos óbitos foram de homens.

Relativamente ao percentual de pessoas que consumem álcool em países de língua portuguesa, Portugal regista o maior consumo de álcool, 78,1%.

A seguir a Portugal encontra-se o Brasil com 58,1%, seguindo-se Cabo Verde com 57,1%, São Tomé e Príncipe com 53,2%, Angola com 53,1% e Timor-Leste com 34,6%.

A Europa é a região global com os maiores níveis de consumo de álcool por pessoa, com uma média de 9,2 litros, seguindo-se as Américas, com 7,5 litros.

A ONU estima que 209 milhões de pessoas viviam com dependência alcoólica, correspondendo a 3,7% da população global.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário