10 de julho é Dia Mundial da Pizza

Pizza

10 de julho é Dia Mundial da Pizza

 

O Dia Mundial da Pizza é comemorado, anualmente, a 10 de julho e pretende celebrar uma das mais adoradas invenções culinárias da história da humanidade: a pizza!

Acredita-se que a pizza tenha surgido com os egípcios há mais de 5 mil anos, quando misturavam farinha com água e assavam a massa em fornos rústicos. Os fenícios acrescentavam carne e cebola ao pão, mas foram os italianos que adicionaram tomate, ervas regionais e azeite de oliva à receita, tornando-a popular após chegar ao porto de Nápoles.

Inicialmente, a pizza era um prato fechado, semelhante ao calzone, e ficou conhecida por matar a fome dos pobres no sul da Itália.

Hoje em dia, há um grande cardápio de variedades, pode ser salgada, doce, acompanhada por frutas ou ter bordas recheadas.

Curiosidades:

  • A maior pizza do mundo foi feita na Itália, com 40 metros de diâmetro, e recebeu o nome de “Ottavia” em homenagem ao primeiro imperador romano.
  • A primeira pizzaria registrada foi a Port’Alba em Nápoles, criada em 1738, e reunia artistas famosos da época, como Alexandre Dumas.
  • Os maiores consumidores de pizza são os norte-americanos e os brasileiros.

 

 

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário